• Nativa FM

13ª Caminhada na Natureza mostra a riqueza da ruralidade de São Gabriel do Oeste


A tradicional Caminhada na Natureza de São Gabriel do Oeste-MS, marcou sua 13ª edição no último domingo dia 20 de outubro, num percurso de aproximadamente 5 km, com nível intermediário de esforço, percorrendo estradas rurais não pavimentadas, trilhas com subidas e descidas, degraus e obstáculos naturais na região da Cachoeira Los Pagos.


Conhecer, conscientizar e divulgar os valores cultural, ambiental, patrimonial e turístico de São Gabriel do Oeste, compõe o conjunto dos objetivos que consolidam uma das atividades mais significativas do contexto ambiental do município. Trilha, bosque, cachoeiras e deslumbrantes paisagem da ruralidade são-gabrielense fizeram com que mais de 100 pessoas da população local e de vários municípios da região.

A concentração começou às 6h30 em frente a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, onde foram recepcionados pela Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Maria Irene Reginatto Eibel, de quem receberam as primeiras instruções a respeito da caminhada, depois já com o kit de caminhada, fizeram um alongamento para em seguida serem levados de ônibus até a cachoeira Los Pagos para um café da manhã rural com muitas frutas, embutidos, doces e pães para os participantes então enfrentarem o percurso no meio do cerrado.


Os caminhantes puderam então apreciar toda a ruralidade do município como as sangas de água, pequenos riachos o e propriedades rurais, os caminhantes puderam apreciar as belezas naturais, com plantas nativas, pássaros e uma paisagem de tirar o fôlego.


Para Carlinhos um dos participantes de Campo Grande, veio com a esposa Islaine, e que são experientes nesse tipo de aventura, fazem parte de pelo menos dois grupos tradicionais da capital do estado, participaram pela primeira vez da Caminhada na Natureza. Sobre sua participação e experiência da aventura. “Foi muito bom a caminha foi tranquila, com grau de dificuldade médio, e com uma paisagem deslumbrante. Espero que o ano que vem tenha outra e que a gente tenha oportunidade de terminar a caminhada num recante de pesca muito aconchegante como este que estamos agora para o almoço”, pontuou Carlinhos.


A secretária de Cultura, Desporto e Turismo, Maria Irene, acompanhou de perto todas as etapas da caminhada, com uma preocupação de que nada pudesse atrapalhar o bom rendimento dos caminhantes. “Nós enquanto gestão pública, além de oportunizar as pessoas a terem uma melhor saúde, também proporcionamos um momento de lazer, de descontração com a realização da caminhada na Natureza que está em sua 13ª edição e recebemos muitos elogios pelo percurso, pelas belezas cênicas do trajeto, o que aponta que a caminhada foi mais uma vez sucesso”, enfatizou a secretária Maria Irene.


O percurso foi encerrado numa propriedade rural que, além de oferecer um ambiente aconchegante e refrescante foi local também de um delicioso almoço com churrasco. A fazenda e pesqueiro “Cachoeira Buracão” do Sr. Atílio Almi, além de uma paisagem inebriante à sua volta tem em sua estrutura uma piscina com borda infinita para a mata verde e com vista para a cachoeira Los Pagos, de mais de 70 metros de altura, o lugar proporcionou o descanso merecido para aqueles que praticaram a atividade física.

69 visualizações0 comentário