Mineradoras garantem a Imasul controle e segurança das barragens em Corumbá



O grupo de trabalho coordenado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, criado para vistoriar as barragens de contenção de rejeitos de minérios de ferro da Vale e da Vetorial, mineradoras que exploram as reservas minerais de Corumbá, iniciou nesta terça-feira (29) a ação preventiva para identificação da rotina operacional das instalações, seguindo recomendação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O grupo se reuniu com as duas empresas nesta tarde, as quais apresentaram um relatório do planejamento de manutenção e de segurança das barragens. As informações foram divulgadas pelo Governo do Estado por meio de nota.

Está previsto para amanhã (30) o início, efetivo, da vistoria em nove barragens – sete da Vale e duas da Vetorial -, com o acompanhamento do Ministério Público Federal (MPF).

As minas situam-se a 40 quilômetros a leste de Corumbá, na Morraria do Urucum, uma das maiores reservas de minério do País.

Durante mais de duas horas, técnicos da Vale expuseram todo o plano de manutenção e de ação de emergência das suas sete barragens, algumas em processo de desativação, e garantiram total segurança na parte operacional destas unidades e também no planejamento de evacuação das comunidades ao redor em caso de algum incidente.

Foi informado, inclusive, que em novembro do ano passado, a empresa realizou uma simulação de risco envolvendo funcionários e a população.

#Mineradoras #Corumbá

3 visualizações

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS