• Nativa FM

Conheça a cascata artificial de mais de dois mil anos de idade!



Sabe esse calor de verão que estamos sentindo? Ele se acaba com um gostoso banho de rio. Pensa em uma cachoeira geladinha, com toda aquela queda forte da cascata e mergulhos magníficos.

Melhor ainda é você ir dar um mergulho na Itália. Na região de Terni, na Itália, a cerca de 100 km ao norte de Roma, pode-se conhecer a Cascata delle Marmore, ou simplesmente a Cascata do Mármore.

Existem dois detalhes que tornam essa cascata especial. Primeiro, ela possui milhares de anos, e isso já seria incrível por si só. Mas ela também não é natural, e sim artificial, construída pelo homem.

Localizada no rio Velino, a Cascata delle Marmore foi realizada pelos engenheiros do Império Romano, em cerca de 2,2 mil anos atrás. A ideia não era fazer algo bonito, e sim funcional, já que a cascata deu fim a um imenso pântano na planície de Reiti.

Acontece que a água ficava parada na época, e gerava muitas doenças mortais. Tudo isso foi ordenado pelo cônsul romano Mânio Cúrio Dentato, em 221 a.C. O desvio criou uma cachoeira de 165 metros de altura, sendo uma das maiores da Europa.

Por mais que a solução fosse acabar com o foco de doenças gerado pela água parada, isso não aconteceu. Acontece que depois do desvio, o lugar, quando chove muito, alaga tudo ao redor. O problema foi resolvido no século 18, muitos anos mais tarde. O papa Pio VI criou novas facilidades para drenar a água e impedir os alagamentos.

Isso funcionou como uma forma de atrair os turistas. o lugar foi visto por pessoas do mundo todo como um grande centro de inspiração. Hoje ela ainda atrai os turistas e é um dos pontos turísticos mais famosos da Itália.

#CascataArtificial #Itália

19 visualizações0 comentário