Manutenção de estradas rurais, garantem desenvolvimento social e econômico



A prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Trânsito, vem mantendo o compromisso de recuperar e garantiu melhor conservação das estradas rurais do município.

As chuvas têm causado vários estragos em grande parte delas e algumas ficam bastante danificadas, o que requer ação rápida e emergencial na recuperação por parte das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Trânsito, que trabalham a todo vapor, nos períodos de estiagem, para recuperar os pontos mais críticos e amenizar os problemas deixando as estradas novamente em boas condições de tráfego.

São Gabriel do Oeste, é um município dotado de imensa área territorial e um dos maiores produtores de grãos do estado e, apesar da grande extensão de estradas estaduais cortarem o município, é a prefeitura que cuida periodicamente para que todos essas estradas estejam em condições de tráfego para quem roda por ali como: Equipes de saúde, ônibus escolares, professores, produtores, caminhões com o escoamento da produção e moradores em geral. E, a cada período de chuvas, o trabalho se reinicia.

De acordo com o secretário municipal da pasta, Geraldo Rolim, existe um cronograma de trabalho e uma preocupação da administração municipal em ofertar esses serviços de forma constante para manter as estradas em condições de tráfego. “Hoje a Secretaria está com 4 frentes de trabalhos no sentido de recuperar as estradas de várias regiões como o encascalhamento na SGO-963, estrada que dá acesso à Ponte Vermelha; Patrolamento com aplicação de cascalho nos pontos mais críticos na antiga BR-163 no trecho entre a MS-430 (Assentamento Campanário) e BR-163, na região da Fazenda Primavera e Pinesso; Manutenção da Rodovia Municipal SGO-664 que interliga a BR-163 à Antiga BR-163 “Reta Velha”. Em alguns lugares foi necessária a aplicação de cascalho grosso, além de outras ações emergenciais”, pontuou o secretário.

O secretário Geraldo Rolim, aproveitou a oportunidade para atribuir a qualidade e celeridade com que essas ações estão sendo desenvolvidas ao empenho dos servidores da Secretaria, que estão fazendo uma jornada de trabalho de 12 horas consecutivas das 06h00 às 18h00 e nos finais de semana com almoço no local.

A prefeitura, por sua vez reconhece e valoriza os servidores que estão trabalhando na Operação Safra com o pagamento de horas extras por entender que o servidor gosta do que faz e o que faz, faz a diferença na região.

O Prefeito Jeferson Tomazoni (MDB), tem acompanhado todas as realizações. Preocupado com a situação de muitos trechos da malha viária no interior do município, determinou total empenho do setor na realização da recuperação imediata, para assegurar mais conforto, tranquilidade e segurança aos usuários de todas as estradas rurais do município.

Para atender as demandas apresentadas em relação à manutenção das estradas e pontes rurais, a Secretaria de Infraestrutura e Trânsito, mantém próximo aos locais de trabalho ou frentes uma estrutura considerável que dá autonomia as ações e conta com:

3- Moto niveladoras

1- Pá carregadeira

6- caminhões

2- Escavadeiras

1- Prancha para deslocamento das máquinas

3- Caminhonetes

Outra importante parceria na recuperação e manutenção dessas estradas, vem dos produtores rurais da região que em contrapartida doam cascalhos, terras utilizadas nos serviços, possibilitando então a essas comunidades a locomoção ininterruptas.

É uma ação que para a população significa o direito de ir e vir e de colher e escoar a produção que elevam os números que enaltecem o município”, observou Geraldo Rolim.

Geraldo Rolim anunciou também, que em breve estarão sendo licitados pelo departamento competente a reforma de 4 pontes de madeira em vigamento simples, que estão em estado crítico de conservação pela ação do tempo e do longo período sem reparos sendo elas:

Ponte sobre o Córrego Curuê, com 18 metros.

Ponte do Dário, com 14 metros.

Ponte da cabeceira do Picado, com 7,20 metros.

Ponte sobre o Córrego da Onça, com 12 metros.

São ações estabelecidas num cronograma de trabalho em regiões importantes e produtoras do município, que precisamos atender urgentemente tanto pelo início das aulas, se tratar de linha do transporte escolar, quanto pelo benefício aos produtores e moradores da região que necessitam de estradas rurais de qualidade", finaliza o secretário Geraldo Rolim.

#Manutenção #Estradas

4 visualizações

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS