Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea mobiliza população são-gabrielense



A Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel do Oeste-MS, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul), realizará a 1ª Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea de 2019, campanha que conta ainda com apoio da Câmara Municipal e Lions Clube de São Gabriel do Oeste.

A ação que acontece hoje (22) e amanhã (23) de fevereiro, tem como objetivo garantir o abastecimento do estoque do banco de sangue estadual, além de realizar novos cadastros de doadores de medula no município.

Para doar, é necessário levar documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho). No cadastro de medula óssea, será coletada do doador uma pequena amostra de sangue (10 ml) para a realização dos testes de compatibilidade (HLA).

De acordo com informações da coordenadora do Sistema de Regulação e uma das coordenadoras da Campanha, Clarisse Maria Scariot, o banco municipal tem cerca de 500 doadores cadastrados, porém trabalha-se com a capacidade técnica operacional de 220 bolsas nas campanhas.

O Hemosul, levando em consideração o grande número de doadores com fator negativo (tipagem sanguínea rara), e o grande envolvimento da população com a campanha de doação, mantém duas campanhas no município anualmente.

As pessoas interessadas em doar sangue devem preencher alguns requisitos como ter mais de 50 kg, apresentar documento de identidade e estar bem alimentado. Só não pode doar quem teve hepatite depois dos 11 anos de idade, gestantes, mães que estão amamentando e quem teve diagnóstico de doenças infectocontagiosas pelo sangue.

A Secretaria Municipal de Saúde e a população do município historicamente se mobilizam para doação como todas as campanhas que acontecem na cidade e comparecem em peso para este importante ato de solidariedade em salvar vidas. No ano passado na última campanha foram coletadas 160 bolsas de sangue e 38 doadores de medula óssea foram cadastradas no Banco Nacional de Doadores.

A coleta inicia hoje (22) das 13h às 17h, na Unidade de Saúde dos Correios, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 307 – Centro, São Gabriel do Oeste-MS.

#Campanha #Doação

30 visualizações

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS