Nova ambulância do Samu é entregue para integrar a frota da saúde em São Gabriel



Na última segunda-feira, dia 18 de março de 2019, a Secretária Municipal de Saúde, Michele Paupério, juntamente com o Prefeito Jeferson Tomazoni (MDB), acompanhados de vereadores, secretários e da equipe de motoristas, socorristas e enfermeiros da Base do SAMU do município de São Gabriel do Oeste-MS, entregaram para a população a nova Ambulância SAMU 192, doada pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, o veículo foi uma solicitação do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Rezende.

O veículo, que será integrado a frota da Saúde, é um furgão da Mercedes Benz, modelo Sprinter, adaptado como SAMU para atendimentos de urgência e emergência, com equipamentos necessários para o transporte de pacientes que necessitam de suporte especial. A nova ambulância, no valor de R$ 172.700,00, substituirá a antiga que opera desde de 2013 na cidade, possibilitando um melhor atendimento para a população.

De acordo com a secretária de Saúde, Michele Pauperio, o novo veículo vai aprimorar a estrutura já existente, que conta duas unidades, uma na área urbana e outra na área rural. “Queremos agradecer ao ex-deputado e agora secretário de Estado de Saúde, Geraldo Rezende, pela dedicação e compromisso com o nosso município. A Saúde de São Gabriel do Oeste não para e esta ambulância vem para somar na agilidade e eficácia na prestação de serviços para o nosso cidadão”, comentou a secretária.

Geraldo Rezende articulou em dezembro de 2018 a renovação da frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Estado. Atualmente, o SAMU atende 82,16% da população brasileira, atuando em 3.532 municípios. Em todo o país, o Ministério da Saúde já habilitou 3.308 unidades móveis entre as de Suporte Básico e Suporte Avançado. Além disso, o Brasil conta com 274 Motolâncias, 13 Equipes de Embarcação e 13 Equipes Aeromédicas.

O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte. O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.

#Ambulância #Samu

5 visualizações

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS