Começa nesta segunda a nova divisão de áreas das unidades de saúde em São Gabriel



A Prefeitura de São Gabriel do Oeste vem trabalhando desde o início de 2019 para reorganizar a territorialização das unidades de saúde e o quadro de vagas dos agentes comunitários. Para tanto, várias reuniões e oficinas foram realizadas com os agentes de saúde, além do levantamento de dados e das adequações necessárias nas unidades para que o território de abrangência de cada ESF (Estratégia Saúde da Família) fique o mais próximo possível do preconizado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Política de Atenção Básica, cada área deve ser responsável pelo atendimento de cerca de 2 mil a 3,5 mil pessoas. Em áreas de risco e vulnerabilidade social, o número de agentes comunitários deve ser suficiente para cobrir 100% da população, com um máximo de 750 pessoas por agente, considerando critérios epidemiológicos e socioeconômicos. Deste modo, a Secretaria Municipal de Saúde dividiu as equipes de trabalho nas 10 Unidades Básicas da Saúde e reorganizou sua estrutura para atender a população nos moldes do Ministério.

A mudança tem por finalidade aperfeiçoar a atenção à saúde do município, delimitando áreas de abrangência, tendo em vista a grande densidade populacional em determinadas regiões, com a instalação de novos Loteamentos Urbanos em São Gabriel do Oeste. A divisão vai possibilitar maior celeridade nos atendimentos nos postos e também maior eficiência nos serviços dos agentes de saúde”, explicou a secretária de Saúde, Michele Pauperio.

Com a nova territorialização haverá a mudança de algumas ruas para outras unidades de saúde e será necessário, consequentemente, a mudança de atendimento de alguns cidadãos. As equipes das unidades estão preparadas para esclarecer as dúvidas da população e estarão informando, encaminhando e orientando o atendimento para as novas áreas, que começam a valer a partir da próxima segunda-feira (29).

Para conferir o mapa com as áreas de abrangência, clique aqui.

#Saúde #SãoGabrielDoOeste

6 visualizações

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS