• Nativa FM

Saúde de São Gabriel promove dia D de alerta para prevenção da hipertensão



A secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste, promove nesta terça-feira (30), na Praça da Bíblia, bairro Jardim Gramado, o Dia D de promoção à Saúde, em comemoração ao dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que é comemorado no dia 26 de abril.

O evento acontecerá das 14 às 18 horas, com a aferição da pressão arterial, teste de glicemia, Índice de Massa Corporal, pesagem do Bolsa Família, orientações sobre alimentação saudável, DST, saúde mental, saúde do trabalhador, combate à hipertensão, combate à dengue e zoonozes.

Para o combate à hipertensão, o ministério recomenda a adoção de um estilo de vida saudável desde a infância até a terceira idade e a realização dos exames de saúde rotineiros pelo menos uma vez no ano. A prática de exercícios físicos é outro hábito recomendado pela pasta.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece medicamentos para hipertensão em unidades básicas de saúde e em cerca de 31 mil unidades farmacêuticas credenciadas ao programa Farmácia Popular.

Para retirar os remédios, é preciso apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade (120 dias). A receita pode ser emitida por um profissional da rede pública ou de hospitais e clínicas privadas.

#Saúde #Hipertensão

1 visualização0 comentário