São Gabriel chega aos 39 anos crescendo e se desenvolvendo cada vez mais



Vai ser um mês de festas em São Gabriel do Oeste-MS. O município irá comemorar 39 de emancipação política-administrativa no próximo dia 12 de maio e o Governo Municipal preparou uma grande festa para comemorar esta data tão importante. As festividades iniciaram ainda no dia 01 de maio, com a inauguração da obra de revitalização do Ginásio de Esportes Roberto Carlos da Silva e a abertura do Campeonato de Futsal. Já no dia 4 de maio, outra obra será entregue à comunidade. A reforma e ampliação da Unidade de Saúde do Bairro Milani. Durante a tarde do mesmo dia, acontece um momento de lazer no Parque Aquático da cidade com estrutura e brinquedos da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Com mais de 25 mil habitantes (dados extra oficiais), o município se tornou polo regional e referência em diversos segmentos e está entre as regiões consideradas de alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Polo industrial, comercial e no setor de saúde. São Gabriel do Oeste também está entre as cidades que mais geraram empregos este ano (Mais de 1.8 mil desde janeiro segundo o CAGED).

Em 17 de junho de 1981, ocorria a emancipação de São Gabriel do Oeste. Era mais um passo na trajetória de desenvolvimento da terra que anos antes havia recebido os primeiros imigrantes vindos do Paraná.

Hoje, 39 anos depois, o povoado de São Gabriel antigo Distrito de Camapuã se transformou em uma das cidades mais desenvolvidas do Mato Grosso do Sul e, na contramão da crise, segue atraindo investidores e gerando oportunidades de trabalho. Mas o que faz esta terra ser tão privilegiada?

São Gabriel do Oeste é sem dúvidas uma das melhores cidades do estado para se investir. Completando agora 39 anos é um município novo, mas que cresce a cada dia.

Os últimos índices da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), classificou o município de São Gabriel do Oeste como a melhor cidade do Mato Grosso do Sul para se viver, tendo o melhor índice de qualidade de vida do estado. Distante há 130 quilômetros da capital o município é o portal da região norte do estado.

Além da localização estratégica, o dinamismo cultural unido a exemplos de pujança e bravura fazem do município uma das cidades que mais se destacam no cenário econômico da região, marcada com trajetória fulgurante de desenvolvimento e na rota de escoamento de produção de grãos do país, que a transformam na cidade polo do Agronegócio, sendo uma das maiores produtoras de soja, milho, sorgo e o maior produtor de avestruzes e a capital da suinocultura do estado.

A qualidade de vida do cidadão são-gabrielense é comprovada pelo IDH do município, sendo esse resultado do trabalho constante da administração pública para promover saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico e lazer contribuindo assim para a construção de uma cidade organizada com qualidade de vida e uma população feliz e orgulhosa por viver aqui.

São Gabriel do Oeste, é uma terra de pessoas exigentes que não se satisfaz somente com as conquistas do passado e usa o presente para projetar o futuro. Chão do agronegócio, da tecnologia de ponta, das pesquisas que buscam agora alternativas energéticas seguras e de investimentos que são assegurados pelas excelentes condições de solo, clima relevo e recursos hídricos.

O prefeito Jeferson Tomazoni, o nono prefeito eleito e o décimo primeiro administrador municipal e a vice-prefeita Ivone Terezinha Pierezan, assumiram o Poder Executivo em 2017. Juntos eles têm uma missão de muita responsabilidade com a população e tem o grande desfio de trabalhar muito para que o município cresça de forma ordenada, pensando na sustentabilidade e é preciso fazer com que o Município seja um lugar bom de viver não somente agora, mas também para as futuras gerações.

Para comemorar os 39 anos de emancipação Política Administrativa este ano, a Administração Municipal faz um breve balanço discorrendo sobre ações desenvolvidas nos dois primeiros anos do mandato teve um avanço significativo com relação as metas do Plano de Governo.

Em entrevista exclusiva ao site Veja Folha e jornal Folha de São Gabriel, o prefeito Jeferson Tomazoni, disse que em sua avaliação esses primeiros anos de sua gestão foram bastante significativos.

Tomazoni avaliou como positivas as conquistas com o cumprimento de várias metas de campanha, e apesar do recesso econômico os avanços não pararam graças a parcerias estabelecidas conseguimos a compra de equipamentos para melhorar a manutenção da iluminação pública, o aumento da frota de veículos para as diversas áreas da administração, reforma de prédios públicos, pintura de escolas municipais, construção de novas salas de aula nos CMEI’S, criação da Casa Rosa para atendimento especializado para mulheres e crianças, parcerias com Universidades com projeto de castração de animais, a expedição da USP que realizará mais cirurgia no município como parte dos grandes avanços na Saúde. "Para os servidores públicos o cuidado com a saúde veio com serviço de fisioterapia e atendimentos psicológico e na infraestrutura veio a conservação de vias públicas na área urbana e rural, a micro pavimentação e pavimentação de mais de 100 mil metros quadrados com equipamentos, recursos e servidores próprios no Bairro Fênix, asfalto comunitário no Bairro Primo Maffissoni e Primavera. Nos últimos dias estivemos pavimentando a Rua Elvino Ramos Nogueira a Rua João Almeida Sampaio, ligando a região central ao Bairro Jardim Gramado." Afirmou o prefeito.

"Além disso estaremos iniciando a pavimentação da extensão da Rua Pernambuco ligando as Ruas Beija Flor e Perdizes e outras ruas do bairro com construção de boca de lobo e guias de meio fio. Vale dizer que os recursos são de origem dos recursos próprios, emendas parlamentares e do governo estadual. Realizamos também a reforma de 12 pontes na área rural. Criamos também a Casa do Empreendedor, estamos incentivando a piscicultura, ovinocultura, o nosso viveiro municipal produzindo mudas de árvores nativa do cerrado. Com relação a gestão diminuímos as locações de imóveis, concedemos reajustes significativos aos servidores, melhoramos a sistemática dos acessórios salariais, criamos a formação continuada para todos segmentos da administração, valorizamos o comércio local nas compras, a instalação de uma unidade do Corpo de bombeiros está em fase final de implantação, os atendimentos de gestão em Assistência Social têm sido premiados em seus projetos dado a sua qualidade e inovação. Muita coisa ainda precisa ser e vamos continuar fazendo. Somos referência na região norte e no estado pela organização e qualidade com que fazemos ou damos continuidade nas atividades e ações boas que vinham acontecendo." Disse Tomazoni.

"Bem eu avalio esses primeiros anos como desafiadores e em alguns momentos bastantes tensos pois enfrentamos muitas críticas e isso é natural, mas vejo ainda como estimulador e serve de aprendizado, um exercício diário em que aprendemos com a população, com os nossos servidores e as parcerias que tivemos dona Ivone e eu ao longo desses dois anos, as empresas que disponibilizaram internet grátis para o Hospital Municipal, Casa Rosa, aos produtores que cederam cascalhos para manutenção de estradas rurais, parceria com os nossos servidores, Câmara Municipal que em momento nenhum fugiu as suas responsabilidades de discutir, de questionar e levantar os problemas, mas sabiamente eles entenderam que é melhor discutir os problemas conjuntamente, isso é sabedoria é amadurecimento. Portanto vejo9 então esses dois anos como bastante produtivo e isso é visível aos que moram em nossa cidade e que tem o bom senso independente de cores partidárias e amores que nós realizamos muitas coisas, mas que há ainda muitas coisas ainda por fazer e é bom ser reconhecido por isso, porém o reconhecimento vai aos nossos servidores e não a mim, sou muito grato então aos nossos servidores."

"Acredito que estes quase dois anos de mandato que nos resta, será de muitas realizações de muitas parcerias que vão se consolidar, afinal temos inúmeros projetos e emendas cadastrados nos Ministérios fruto da capacidade de nossos servidores e nossa articulação política, continuaremos com a administração focada na população, continuaremos realizar as pavimentações com recursos, servidores e equipamentos próprios, melhoraremos a cada os atendimentos dos serviços públicos e esse é portanto o compromisso da dona Ivone e meu em continuar como servidores da população por quatro anos cuja principal tarefa é o trabalho em equipe, união e trabalho. E se a população assim entender e quiser a continuidade de nosso trabalho no momento certo nós vamos discutir, por enquanto vamos trabalhar incansavelmente para colher resultados para a nossa população. Estou muito satisfeito com o trabalho de todas as secretarias e colaboradores e a verdadeira avaliação é da população, mas sabemos que nossa equipe está empenhada em atender bem aos munícipes."

Por fim, Jeferson Tomazoni, deixa um convite aos são-gabrielense que participem das festividades alusivas ao 39 aniversário do município cuja programação terá um leque grande e variado durante o mês de maio.

Quero deixar uma mensagem de otimismo aos nossos munícipes, mas também ciente da necessidade de fazer um trabalho sério e honesto na Administração de São Gabriel do Oeste. Temos muitas conquistas para comemorar, e sabemos que nem tudo são flores. Temos espinhos a enfrentar. Estamos preparados para atravessá-los com muito empenho, união e trabalho em equipe”, pontua o prefeito.

Confira a programação no link abaixo.

http://www.saogabriel.ms.gov.br/imprensa/noticias/aniversario-de-39-anos-de-sao-gabriel-tera-shows-e-inauguracoes-de-obras/4987

#Aniversário #SãoGabrielDoOeste

114 visualizações

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS