Caravelle de Reves, uma viagem embalada por sonhos e cultura visitou São Gabriel do Oeste



Após ancorar por cerca de dois anos na Avenida Afonso Pena aos domingos, a “Caravelle de Reves” (Caravela dos Sonhos), fez sua primeira viagem fora do seu porto seguro a capital do estado de Mato Grosso do Sul.

O Café com Arte, desembarcou da Caravelle de Reves, na Praça da Igreja Matriz de São Gabriel do Oeste-MS, no último domingo (26/05), trazendo vários marujos que com sua arte, talento e performance deram um colorido especial chamando a atenção da população que esteve na praça prestigiando o evento cultural.

Em solo são-gabrielense, o Café com Arte transformou a Praça da Igreja Matriz num verdadeiro Sarau, comandados pela capitã Érica Rando de Oliveira, que junto com o esposo Rovilson César de Oliveira e os marujos pintam e expõe obras de artes como pintura em tela, livros que compõe o “Fio do Conhecimento”, além das performances e repertórios dos diversos ritmos de música executadas na pequena banda do projeto, por músicos convidados e os que acompanham a trupe.

Não há normas e muito menos estatuto que rege a brincadeira, que sobrevive longe da burocratização de tantas entidades ou espaços que existem apenas no papel e pouco fazem pelo movimento cultural e artístico. A Caravelle de Reves, está aberta a todos que queiram participar com música, poesia, humor, cordel e tudo que faz bem ao coração e a alma.

Apesar de ser um projeto familiar de inclusão social, uma vez que as telas de obras de arte não são vendidas e sim trocadas por alimentos ou cestas básicas, que posteriormente são doadas a entidades assistenciais, nesta viagem, a expedição da Caravelle de Reves, contou com ajuda da prefeitura de São Gabriel do Oeste, que por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, ajudou com a alimentação dos componentes da expedição.

O prefeito Jeferson Tomazoni, disse a nossa reportagem que era uma alegria imensa poder estar recebendo um projeto culturalmente importante e lindo socialmente. “A cultura é a maior e a melhor forma de expressar sentimentos, unir pessoas quebrando as diferenças e uma forma de inclusão social. Agradeço portanto a Erica por ter aceitado o nosso convite e estar aqui conosco neste dia maravilhoso oportunizando a todos nós um dia magnífico de atividades culturais”, disse o prefeito Jeferson.

Segundo a idealizadora do projeto Caravelle de Reves, Erica Rando de Oliveira, eles sempre tiveram o sonho de propagar o papel que a arte tem de transformar o ser, transformar a sociedade seu tempo e seu espaço. “E através deste projeto Caravelle de Reves, queremos então agregas pessoas e principalmente artistas pára que todos compartilhem ideias, compartilhem trabalho e vivam o ideal de transformar através da arte”, explicou Erica.

A Secretária Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Maria Irene Reginatto Eibel, assumindo o papel de interlocutora articulou com parceiros a vinda do projeto neste mês de aniversário do município e agradecemos portanto ao prefeito Jeferson Tomazoni, por ter comprado nossa idéia e aqui está um belo projeto num viés novo diferente que é trocar arte por alimentos. “É um espaço disponível neste dia para todos os artistas locais e toda a população de São Gabriel do Oeste, que sempre apoia e prestigia todos os movimentos culturais da cidade”, explicou Maria Irene.

A presença da Caravelle de Reves, foi prestigiada também pelo Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Malacarne, pela Secretária de Cultura, Desporto e Turismo, Maria Irene Reginatto Eibel, pela Coordenadora de Cultura e Turismo do Município, Neila Barbosa, empresário Everson Rezzieri da Viação São Gabriel, representantes do Café Prata que foram parceiros na vinda do projeto a cidade, além do prefeito Jeferson Tomazoni e a população da Cidade visitada.

#Caravelle #Cultura

15 visualizações

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS