• Nativa FM

Santa Casa paga médicos que ameaçaram fazer paralisação na Capital



A Santa Casa de Campo Grande anunciou na tarde desta quinta-feira (27) o pagamento dos médicos celetistas da Santa Casa. Na última segunda-feira (24), os médicos haviam deliberado por paralisar as atividades na sexta-feira (28), a partir das 19h, caso o hospital não pagasse os salários que estavam atrasados há meses.

Em comunicado enviado à imprensa, a direção do hospital informa que recebeu parte do valor devido pelo Poder Público, um total de R$ 2,7 milhões, e fez o pagamento dos médicos.

Mais cedo, o médico Sérgio Ocampos ocupou a Tribuna na Câmara Municipal para falar sobre a crise no hospital, devido a falta de pagamento dos médicos. “Não queremos ser usados como moeda de pressão entre uma instituição e outra. Nos médicos não fazemos parte da administração da Santa Casa. A nossa preocupação é que a população não pense que são os médicos que estão parando o funcionamento da Santa Casa. Chegou a um ponto muito difícil de continuar atendendo de forma normal, como se deve, com essa falta de pagamento”, argumenta o médico.

De acordo com o cirurgião, os médicos autônomos, que não possuem vínculo com a CLT (Consolidação das Lei do Trabalho), atuantes na Santa Casa, estão há meses sem receber o repasse feito pelo Ministério da Saúde à Santa Casa. “Estamos com atraso há vários meses. A Santa Casa não adiciona nada na remuneração feita a esses médicos autônomos, apenas faz o repasse do governo da tabela do SUS”, explicou.

Ocampos informa que o Ministério da Saúde já fez os repasses para a Santa Casa, que não repassou aos médicos. “Esses serviços de alta complexidade vão sofrer paralisação, não tem como continuar. A Santa Casa está em dívida com a gente. A ortopedia vai paralisar a partir de amanhã o atendimento dela, vai criar um caos na cidade. Para complicar ainda mais a situação ocorreu atraso dos médicos celetistas, que são os contratados pela Santa Casa sobre o regime da CLT”, alertou.

O presidente da Comissão Especial da Santa Casa, vereador Dr. Wilson Sami, explicou que a Câmara montou essa comissão, que fez pedido de informações sobre relatórios de convênios do que recebe da prefeitura, União e Estado, para tentar desvendar porque a Santa Casa não sai do vermelho. A Comissão já recebeu os relatórios e está fazendo análises dos documentos, com ajuda de auditores em contabilidade e direito tributário.

Nós já estamos fazendo as análises e já pedimos para a prefeitura, Estado e Ministério da Saúde documentos que provam o repasse dos recursos”, explica.

A comissão é composta pelos vereadores Dr. Wilson Sami, Cazuza, Dr. Cury, Delegado Wellington e André Salineiro.

#SantaCasa #Médicos

4 visualizações0 comentário