• Nativa FM

Com foco na modernidade, Detran reforma agências em todas as regiões de Mato Grosso do Sul


Com 95% dos serviços disponibilizados de forma digital, o Detran de Mato Grosso do Sul também investe pesado na reforma e modernização de agências em todas as regiões do Estado, da sede e até mesmo na rede Fácil (antigo Prático), que é gerenciada pela Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD). O Departamento também vai construir uma nova agência na área central de Dourados e uma sede em Três Lagoas.


Dezenas de prédios vão passar por intervenções. As obras estão dentro do cronograma e o investimento previsto chega a R$ 41 milhões.


As entregas que vão dar mais conforto e melhorar o atendimento ao cidadão seguem uma determinação do governador Reinaldo Azambuja. Em fevereiro, ele autorizou reformas, ampliações e construções de agências e entregou nove veículos para serem usados no reforço da fiscalização da Lei Seca. “Reestruturando o Detran você melhora a condição de atendimento para aquele que utiliza as estruturas e também para os nossos colaboradores. Junto com isso, fizemos a entrega dos carros para a vigilância da Lei Seca, para coibir o condutor embriagado, que tem causado inúmeros acidentes”, disse o governador.


Não estamos fazendo nada além do que determinou a linha do governador Reinaldo Azambuja: faça boa gestão, cuide da estrutura financeira e realize investimentos em prol do cidadão. Então, todos esses investimentos vêm dessa linha de raciocínio”, declarou o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade Junior.


A intenção é entregar todas as reformas até o fim do ano. Algumas já estão em fase de conclusão, como é o caso do Fácil do bairro Aero Rancho. O prédio inaugurado em 2003 passou por uma reforma completa, que já está na fase de acabamento. A previsão da chefe da Divisão de Engenharia, Manutenção e Infraestrutura do Detran, arquiteta Maria Moura Borba de Oliveira, é de que a obra seja concluída no fim de julho.


Aqui estamos fazendo uma repaginação total: piso, forro, sanitário, acessibilidade e climatização. Não havia rampa de acesso para cadeirantes, mas nós implementamos. Estamos renovando a parte visual. É uma agência importante, bem em frente ao terminal de ônibus. Nós tínhamos a intenção de fazer as reformas da parte do Detran, mas a SAD pediu para ampliarmos para todo o Fácil”, explicou Maria Moura.


Os postos de atendimento Fácil dos bairros General Osório e Guaicurus também serão reformados, mas as obras devem ter início dentro de dois meses. A rede Fácil reúne uma série de atendimentos de órgãos como Detran, Energisa, Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), correspondente bancário, Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), Agência Fazendária (Agenfa) e Águas Guariroba.


Também já estão em andamento as reformas das agências de Corumbá, Ladário, Bonito, Jardim, Nioaque, Ponta Porã, Bela Vista, Porto Murtinho, Selvíria, Costa Rica, Chapadão do Sul, Aparecida do Taboado, Paranaíba e de Dourados, além da pista de exames em Coxim.


Estamos atendendo essas agências nesta primeira etapa, porém a meta é que todas as agências passem por uma reforma geral, trazendo maior conforto e melhorando não só os ambientes de trabalho, bem como, proporcionando melhor eficiência para os clientes nas entregas dos serviços. A previsão é que boa parte dessas reformas sejam concluídas no máximo até setembro deste ano”, contou a arquiteta.


A revitalização da sede do Detran, iniciada há 30 dias, segue a pleno vapor, com a reforma dos sanitários em fase final de execução e os 23 blocos passando por uma repaginação, oferecendo uma comunicação visual mais eficaz e melhorias para clientes e servidores. A creche também está passando por intervenções, para ser reaberta. “É a primeira grande reforma na sede. Até então, só haviam sido feitas manutenções”, disse Maria Moura.


Estão em fase de licitação a reforma da agência do Shopping Campo Grande, do auditório na sede do órgão, das agências de Miranda, Aquidauana, Anastácio, Mundo Novo, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Naviraí, Maracaju e Rio Brilhante, além de uma nova agência na área central no município de Dourados. E já foram licitadas e estão em fase de elaboração de contrato, a agência de Brasilândia e a construção da sede do Detran em Três Lagoas.


O trabalho para todas essas melhorias teve início em 2020, quando o Detran deu início aos levantamentos técnicos. E a expectativa é de que todas as reformas sejam concluídas ainda em 2022.


Assessoria de comunicação

3 visualizações0 comentário