• Nativa FM

De novo São Gabriel registra melhor índice de isolamento social do Estado


Com 73,5%, São Gabriel do Oeste voltou a registrar o melhor índice de isolamento social do Estado neste domingo (26), segundo boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (27) pelo Governo do Estado. Este foi o segundo fim de semana com decreto municipal que tornou o isolamento social mais rígido na cidade, porém, as restrições ganharam algumas modificações, a principal delas foi a liberação dos serviços de delivery de alimentação.


No sábado (25), quando o isolamento social no município foi de 43,6%, as determinações do decreto começaram a valer a partir das 13 horas, com a paralisação das atividades econômicas e sociais e a proibição da circulação de pedestres, ciclistas e veículos na cidade.


Autoridades de saúde afirmam ser necessário que 70% da população fique em casa para retardar o avanço da covid-19 e evitar o colapso do sistema de saúde. 


As equipes de fiscalização continuaram a flagrar pessoas insistindo e desrespeitar as medidas das autoridades municipais. Foram montadas quatro barreiras em pontos estratégicos da cidade, além de equipes divididas em áreas e que realizavam rondas pelos bairros.


Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Júnior, foram centenas de abordagens durante o fim de semana. As pessoas abordadas nas barreiras eram questionadas sobre o motivo e destino do deslocamento. "Anotávamos a placa do veículo e dados da pessoa para fazer um levantamento, por exemplo, ela alegava que estava indo na farmácia, tinha 20 minutos para isso, no retorno, ela entregava o recibo na barreira comprovando e demonstrando que estava retornando para sua residência. Então, foi uma forma de doutrinar a questão do deslocamento de forma desnecessária que tivesse sendo realizada por qualquer cidadão", explicou Roberto.


Rio Verde de Mato Grosso, que também decretou lockdown, registrou o quarto melhor índice com 61,6%. Já em Coxim, o índice de isolamento social no domingo foi de  55,2%. Em Sonora, onde o prefeito revogou o decreto que determinava lockdown, obteve índice de 47,4%.


A cidade totaliza 445 pessoas infectadas pela Covid-19, destas, 246 já estão recuperadas, oito estão hospitalizadas – quatro no Hospital Municipal da cidade e quatro em Campo Grande; 191 estão em isolamento domiciliar.


O município registra ainda quatro óbitos confirmados pela doença. A Secretaria de Saúde ainda aguarda o resultado de 39 amostras encaminhadas ao Lacen.   

5 visualizações0 comentário