Em ato cívico São Gabriel do Oeste comemora os 197 anos da Independência do Brasil


O Dia da Independência foi comemorado em São Gabriel do Oeste-MS, com um ato cívico nesta sexta-feira, 6/9. Na data em que o Brasil completa 197 anos da Independência de Portugal. A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, promoveu a solenidade para ressaltar a importância deste dia histórico.


O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação, foi realizado no Centro de Eventos Felipe Eduardo Grimm e reuniu diversas autoridades de São Gabriel, entre elas o prefeito, Jeferson Tomazoni, o Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne, Tenente Coronel PM Adriano C Rodrigues de Oliveira, Comandante da 12ª Cia Independente da Polícia Militar de São Gabriel do Oeste, Tenente Elismar Alves dos Santos, Comandante da Polícia Militar Ambiental de São Gabriel do Oeste, Vereadores, Secretários Municipais e o, Presidente da Acisga, Rodrigo Wazlawich. A comunidade são-gabrielense também compareceu, lotando o Centro de Eventos para prestigiar o evento.


O primeiro ato foi a entrada das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e do município, realizado por alunos da rede municipal de ensino, e logo na sequência foram executados os hinos nacional e da independência, interpretados pelos professores da Secretaria de Cultura, Leide Mara e Sergio Zan. Posteriormente, a Secretária Municipal de Educação, o Vereador Fernando Rocha representando o Poder Legislativo e o Prefeito Jeferson Tomazoni, falaram sobre a importância da data.


As apresentações lembrando que a Independência significou para o país e para a construção da diversidade cultural brasileira, ficou por conta dos alunos da Educação Infantil e Fundamental das Escolas e CMEI’s da rede municipal de ensino e CTG Chama Crioula.


A Secretária Municipal de Educação, Kalícia de Brito França, explicou a nossa reportagem que excepcionalmente, este ano o evento foi realizado no dia 6 de setembro a noite devido as altas temperatura e a baixa umidade do ar no município, porém apesar de reduzia as apresentações contemplaram todas as unidades escolares do município e foi muito bem elaborado.


Este evento na verdade culmina a Semana da Pátria, já que nas escolas foram desenvolvidos vários projetos com o tema. E hoje é muito importante revivermos esse sentimento patriótico, por precisamos ter isso muito aflorado em nossa pele, é, portanto, um momento histórico em nosso país e ensinarmos isso cada vez mais para nossas crianças também”, explicou a secretária Kalícia.


O vereador Fernando Rocha, também reforçou a importância que devemos ter com relação ao patriotismo, destacando a beleza da interpretação do Hino Nacional, lembrando que hoje em dia é até incomum ouvirmos o nosso hino. Salientando ainda a importância de celebrar o momento, e a necessidade de todos valorizarem o tempo de cada um na construção de uma sociedade melhor.


Que possamos, neste 7 de setembro, fazer uma reflexão para saber que o Brasil, o Estado e o Município só depende de nós. É preciso termos orgulho de ser brasileiro, e acreditarmos que teremos dias melhores. Estamos, a câmara de vereadores e a prefeitura, empenhados na obrigação de fazer a defesa dessa terra e mostrar que, com trabalho, fé possamos resgatar o sentimento de brasileiros e que o nosso povo continue fazendo desta terra um lugar melhor para se viver”, finalizou o vereador Fernando Rocha.


Finalizando o prefeito Jeferson Tomazoni, disse que seria muito importante todos fazerem uma reflexão nesta data em que comemoramos os 197 anos da independência do Brasil, pois é importante que todos tenham a consciência de que independência é sinônimo de responsabilidade, escolha e nós fazemos parte desse processo e cada um tem que fazer a sua parte, fazer a diferença.


Ao fazermos um paralelo com a Independência do Brasil e a nossa cidade podemos afirmar que é isso que São Gabriel do Oeste faz, e hoje quero agradecer a cada um que aqui estão, para acompanhar as apresentações de nossas escolas, entidades que mostra cada vez mais sua força sua pujança e suas presenças aqui mostra o reconhecimento da preocupação de nosso governo com os avanços de nossa cidade e especialmente com a Educação”, frisou o prefeito Jeferson Tomazoni.

2 visualizações

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS