• Nativa FM

Evento em Campo Grande marca lançamento da 27ª Festa do Leitão no Rolete


A Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste lançou oficialmente na última sexta-feira (06), em Campo Grande, a 27ª edição da Festa do Leitão no Rolete. Neste ano, o maior evento turístico da cidade, será realizado no mês de maio, juntamente com o aniversário de 40 anos do município.


A cerimônia de lançamento aconteceu no Clube Estoril, onde o prefeito Jeferson Tomazoni, acompanhado do presidente da Cooperativa Agropecuária, Sérgio Marcon, secretários municipais e vereadores, recepcionaram os convidados – representantes do Governo do Estado, deputados, senadores e demais autoridades. Na ocasião, o CTG Chama Crioula, parceiro e responsável pelo almoço do Leitão, realizou uma apresentação cultural, demonstrando a força do tradicionalismo em São Gabriel do Oeste.


De acordo com a secretária de Cultura do município, Maria Irene Reginatto Eibel, a festividade está retornando às suas origens, sendo que em seus primeiros anos era realizada no mês de maio. “São Gabriel já é um município com eventos tradicionais, que realiza grandes festas no Estado. O Leitão no Rolete é o maior evento gastronômico do Mato Grosso do Sul e agora retorna ao seu formato inicial, sendo realizado durante o aniversário do município, com a participação da Cooasgo”, comentou.


Pela primeira vez, a festividade contará com uma programação totalmente aberta ao público, sendo que apenas os almoços serão cobrados”, disse Maria Irene. Reforçando a parceria entre Prefeitura, Governo do Estado através da Fundação de Cultura, Cooasgo e demais organizadores, o evento será realizado nos dias 8, 9 e 10 de maio, seguindo com as atrações já tradicionais, shows gratuitos e o Festival da Canção – FestOeste, que reúne intérpretes dos gêneros sertanejo e popular de todo o país.


Para o prefeito Jeferson, a realização do evento juntamente com a festa de 40 anos da cidade, será marcada pela valorização da cultura e tradição do povo são-gabrielense. “Além da Festa do Leitão, teremos um mês inteiro com uma programação especial voltada para os nossos cidadãos. Queremos que a população possa celebrar com a gente o quadragésimo aniversário da melhor cidade para se viver no MS”, disse Jeferson.


Participaram do lançamento, o vice-governador, Murilo Zauith, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, a Presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro, Superintendente da Sudeco, Nelson Vieira Fraga Filho, Senador Nelsinho Trad, os deputados federais, Vander Loubet e Beto Pereira, deputados estaduais, Herculano Borges e Jerson Claro, o presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne, entre outros.


A Festa do Leitão no Rolete foi criada há 27 anos por produtores de São Gabriel do Oeste para divulgar a atividade. Hoje, é a festa mais tradicional do município, que já está incluída no calendário estadual de eventos. O evento divulga uma das principais atividades agropecuárias do município, que é o primeiro colocado no ranking de produção de leitões no Estado. O evento faz com que São Gabriel do Oeste desponte no cenário estadual e movimenta a economia da cidade.

11 visualizações0 comentário