• Nativa FM

Falta de medicamentos na rede pública de MS afeta São Gabriel do Oeste


A dificuldade de aquisição de novos medicamentos está afetando o país e o estado do MS, consequentemente, as farmácias básicas de todos os municípios são as primeiras a sentirem os efeitos. No último mês, o Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) alertou sobre a ausência de alguns remédios considerados


essenciais, como o antibiótico Amoxicilina.


Em São Gabriel do Oeste, a Secretaria de Saúde fez um alerta, informando que o Município se encontra com escassez de vários medicamentos, apesar da mesma ter realizado a aquisição deles. De acordo com a secretária da pasta, Francine Gnoatto Basso, a Saúde da cidade tem vários pedidos em aberto buscando a reposição do estoque, em alguns casos desde o início do ano.


Francine informou que diversos fatores causaram o desabastecimento de remédios na farmácia básica, desde a instabilidade do mercado após a pandemia, com a falta de insumos e princípios ativos, até a demora dos procedimentos legais e contratação dos novos fornecedores. Ela explica que a pasta tem trabalhado incansavelmente para que os medicamentos voltem a chegar as prateleiras da farmácia municipal.


Alguns dos medicamentos como a Dexclorfeniramina, que é um antialérgico muito utilizado nesta época do ano, estão esgotados em nosso estoque. Apesar de termos realizado a compra, o fornecedor não possui o produto para a entrega e essa falta é generalizada, não é apenas em São Gabriel do Oeste. Temos feito de tudo para tentar repor o medicamento; mas a escassez está afetando até mesmo as farmácias particulares da cidade”, disse Francine.


A falta de medicamentos de primeira utilidade como antibióticos e analgésicos é sentida tanto na rede pública quanto na privada. Ela vem sendo causada por problemas de insumos e um grande aumento na demanda”, informou a secretária. Francine ressaltou que a situação é nacional e que é importante que a população esteja ciente. “Sempre buscamos atender os nossos pacientes com a maior dedicação, levar Saúde de qualidade é o nosso maior compromisso. Esperamos que essa situação possa se resolver em breve”, finalizou.


Assessoria de comunicação

0 visualização0 comentário