Fila enorme é registrada em São Gabriel do Oeste para saque do Auxilio Emergencial


A semana começou com um fila enorme na porta da agência da Caixa Econômica Federal de São Gabriel do Oeste, na manhã desta segunda-feira (04/05). A redação do Veja Folha e Folha de São Gabriel, recebeu várias reclamações e foi até o local, constatando que uma grande fila estava formada desde a porta da agência durante boa parte da manhã.


Nossa reportagem apurou que a maior parte estava em busca do saque do auxílio emergencial do governo federal, de R$ 600, e também os que buscavam sacar o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), dos nascidos em março e abril, porém constatou também, que a gerência estava tomando as medidas e regras estabelecidas determinadas pelo Decreto Municipal 2.115/2020, de 23 de março, que DECLARA ESTADO DE EMERGÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DO OESTE MS E, DISPÕE SOBRE A SUSPENSÃO AO ATENDIMENTO PRESENCIAL AO PÚBLICO EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, AGÊNCIAS BANCÁRIAS E SIMILARES E O FUNCIONAMENTO DE LOCAIS VOLTADOS À REALIZAÇÃO DE FESTAS, EVENTOS OU RECEPÇÕES ENTRE OUTROS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Além de trazer determinação de horários específico de atendimentos, limites de números de pessoas no interior das agências e horário especial para atendimento de pessoas com mais de 60 anos e gestantes, o decreto traz ainda uma série de normas e recomendações para evitar o contágio do vírus, estabelecendo uma forma organizada para adentar nas agências para o atendimento presencial e ou a utilização dos terminais eletrônicos.


Sensível a esses desconfortos da população, o prefeito Jeferson Tomazoni, estabeleceu uma parceria com um empresário local para a colocação de duas tendas em frente à agência e também a disponibilização de 4 estagiários voluntários para ajudar no atendimento.


As tendas irão amenizar a exposição ao sol, das pessoas que estão nas filas e uma articulação com a gerência da Caixa, serão tomadas ações que irão diminuir o tempo de espera para o atendimento. As pessoas que chegarem a agência, passarão por uma triagem para saber o motivo da ida ao banco.


Flagramos o gerente da agência, organizando os clientes na fila com um megafone, ressaltando a importância do distanciamento umas das outras como medida de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus.


O prefeito Jeferson Tomazoni, numa postagem em sua página de relacionamento social disse que a busca da parceria com empresários locais, com a disponibilizações das tendas e dos estagiários é evitar aglomerações de pessoas e reduzir as longas filas no entorno da agência da Caixa Econômica Federal, além de proporcionar um maior conforto à população.


A reportagem entrou em contato com o setor de comunicação da CEF em Campo Grande por telefone, sobre o assunto porém até o fechamento desta matéria não tivemos nenhum retorno.


Em resposta ao nosso questionamento sobre a situação e medidas tomadas pela direção do banco a Caixa respondeu o nosso e-mail as 22h26, informando que "Para otimizar, os atendimentos, a CAIXA vem adotando uma série de medidas. Desde 22 de abril, 1.102 agências pelo país estão funcionando com horário de abertura antecipado em duas horas, das 8h às 14h. No dia 4 de maio, o banco ampliou a antecipação de horário para toda a rede de agências.


A CAIXA está alocando mais de 4.800 vigilantes adicionais (2.000 já estão atuando), bem como mais 889 recepcionistas para reforçar orientação e atendimento ao público.


Cinco caminhões-agência também vão ser colocados à disposição dos beneficiários do Auxílio Emergencial em locais com maior necessidade, sobretudo no Nordeste.


O banco ainda está em contato direto com as prefeituras para fechar parcerias para atendimento à população e divulgação de informações. A CAIXA se disponibiliza a distribuir máscaras que sejam fornecidas pelas prefeituras.


Nas agências, o banco reforçou a limpeza de todas as unidades e disponibilizou álcool em gel para os empregados e clientes. Também foi reduzido em 50% o número de pessoas dentro das agências para garantir o distanciamento exigido entre as pessoas, conforme estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


Esclarecemos que os beneficiários que receberam o crédito do Auxílio Emergencial na Poupança Social Digital, nascidos entre janeiro e outubro, já podem efetuar o saque do benefício em espécie.  Para os nascidos em novembro e dezembro, o saque começa nesta terça-feira (05/05). O saque é realizado nos caixas eletrônicos da CAIXA, nas unidades lotéricas e nos correspondentes CAIXA Aqui, de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento.


Com informações do site Veja Folha.

13 visualizações0 comentário

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS