Jardim Gramado e região prestigiam a feira livre


Os moradores do Bairro Jardim Gramado, Fênix, ABC, São Cristóvão e adjacências, não precisam mais se deslocarem até o centro da cidade para comprar frutas, legumes, artesanatos além de pastéis, pães, pimentas em conservas e outros itens do dia a dia.


Isso porque, no último sábado (05/10), a Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, inaugurou a Feira Livre do Jardim Gramado com participação de 45 feirantes, assim distribuídos: 9 feirantes no grupo de Artesanatos, 12 feirantes, no grupo de Panificação (Pães, biscoitos, bolos,  e doces em geral), 9 feirantes no grupo Salgados (Fritos e assados) e 15 feirantes no grupo Hortifrutis, cadastrados que comercializaram os mais diversos produtos, ofertando aos clientes atendimento e produtos de qualidade, em uma parceria da administração municipal.


Quem foi a inauguração desta importante ação pode, também, adquirir artesanato de qualidade e desfrutar da gastronomia local. O projeto da Feira Livre já constava na Propostas de Governo da coligação “Renovação com Competência”, do prefeito Jeferson Tomazoni e a vice-prefeita Ivone Terezinha Pierezan cadastrado no sistema divulgacandcontas.tse.jus.br nas eleições de 2016, que veio de encontro com o projeto do vereador Vagner Trindade de uma feira livre itinerante, que juntos abraçaram o ajuste técnico operacional do projeto até chegarem ao formato apresentado à população.

Para o vereador Vagner Trindade, quando a idéia sai do papel e se torna realidade é para o vereador como representante da população estando no mandado de vereança é a realização da proposta e compromisso de poder contribuir com que o executivo realize ações para a comunidade.


A feira vem da soma de um projeto de minha autoria de Feira no Bairro, com a proposta de governo do prefeito Jeferson que é a feira livre. Portanto nós juntamos as ideias e hoje unimos forças e colocamos neste primeiro dia da feira aqui no Bairro Jardim Gramado mais de quarenta feirantes, isso nos deixa feliz porque ajudamos a comunidade de vermos o sonho se concretizar”, disse o vereador Vagner Trindade a nossa reportagem.


O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, explicou que o atendimento ao prefeito Jeferson Tomazoni que apresentou o projeto do vereador Vagner Trindade da feira itinerante, a secretaria abraçou o projeto de implantação de uma feira livre no município, e o local foi mais do que oportuno, então com apoio das Secretarias de Cultura, Desporto e Turismo e a Secretaria de Infraestrutura, trouxemos então para o bairro a feira, que acredito já iniciou grande e vamos dar continuidade a isso.


Queremos priorizar alguns produtos da agricultura familiar a serem comercializados aqui na feira diretamente entre o produtor e o consumidor, dando-lhes ainda a oportunidade de diversificação de produtos ofertados na feira, num ambiente agradável, de boa visibilidade e acesso, além de dar oportunidade de trabalho rentável aos feirantes, e contribuir com a geração de renda com a feira que já é um sucesso”, ressaltou o secretário Roberto Emiliani Junior.


Por outro lado, o secretário municipal de Infraestrutura, Geraldo Rolim, a participação da equipe da secretaria de obras nessas realizações do governo municipal é constante seja ela com mão de obra, limpeza e todo apoio logístico necessário. Com relação a feira desde o dia que foi solicitado a parceria da secretaria tivemos sempre junto nas discussões e estudo de viabilidade quando o local e instalação da mesma.


Temos aqui uma diversidade de produtos, da agricultura familiar, assentamentos e pequenas chácaras da zona rural que hoje tem na feira um local de comercialização de sua produção. E a população está recebendo muito bem a idéia e também é uma oportunidade para nós enquanto munícipe vir aqui e adquirir produtos frescos diretamente do produtor, temos, portanto, trabalhado de forma conjunta câmara, população e executivo para que a feira se tradicionalize”, pontuou Geraldo Rolim.


Para o prefeito Jeferson Tomazoni, a ideia da feira nasceu como uma das metas do Plano de Governo da então candidatura dele e da vice-prefeita Ivone Pierezan, para estimular o produtor da agricultura familiar. Além da melhora na acessibilidade para a compra, a feira vai permitir a circulação de mais dinheiro dentro do município e traz um grande desenvolvimento econômico para o comércio local.


Segundo o prefeito Jeferson Tomazoni, futuramente a feira terá também produtos de origem animal, lácteo como queijos, banha de porco, frango caipira, carnes em geral para os que possuem o SIM-Serviço de Inspeção Municipal e o SISBI- Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.


Como os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, é o que vamos buscar o mais rápido possível para que os produtos sejam vendidos de forma muito rápida e segura. E os feirantes estão muitos satisfeitos, e nós apostamos na população de São Gabriel do Oeste para o seu desenvolvimento’’, completou o prefeito Jeferson Tomazoni.


Marcaram presença no evento além do prefeito Jeferson Tomazoni e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Junior, os vereadores, Fernando Rocha, Roberto Emiliani, Rogério Rohr, Vagner Trindade, Valdecir Malacarne, secretários municipais como a Secretária de Cultura, Desporto e Turismo, Maria Irene R Eibel, de Infraestrutura, Geraldo Rolim, Coordenadores e servidores e Técnicos da Agraer e populares.

18 visualizações

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS