• Nativa FM

Mais de 260 coletas marcam a campanha de prevenção Câncer do Colo do Útero em São Gabriel


Realizada no último final de semana, a primeira Campanha de Coleta de Preventivo do Câncer do Colo do Útero de 2022, alusiva ao mês da mulher, realizou o atendimento a mais e 260 mulheres em São Gabriel do Oeste.


De acordo com a Secretaria de Saúde, foram 261 preventivos coletados e 207


exames clínicos da mama realizados. Entre os testes rápidos, foram realizados 270 exames de HIV, 269 de sífilis, 270 de Hepatite B e 215 de Hepatite C, tanto para o público masculino, quanto feminino. Os profissionais da saúde realizaram ainda, 206 atendimentos odontológicos.


Pacientes que tiveram algum tipo de alteração em seu exame, já foram encaminhados para atendimento com especialistas, afirma Juciléia Carvalho Mota Magalhães, coordenadora dos Programas Municipais de Saúde e organizadora da Campanha. “Esse rastreamento é muito importante, pois quanto mais rápido é a identificação e diagnóstico, mais rápido é o tratamento, assim a cadeia de transmissão é quebrada reduzindo o número de infectados”, disse.


Papanicolau, como é conhecido, é um exame indolor e que detecta o câncer ainda em seu estágio inicial. Este câncer tem como principal fator causador o Papilomavírus Humano (HPV), que é responsável pelo aparecimento de verrugas genitais.


Assessoria de comunicação

1 visualização0 comentário