Medidas de prevenção contra o Covid-19 tem desempenho positivo para o município


Em Mato Grosso do Sul, com a divulgação do Boletim epidemiológico nesta quarta-feira (29/04), já são 249 casos confirmados para Coronavírus (Covid-19), no Estado. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 20 casos suspeitos. As informações foram passadas para a imprensa em coletiva on-line com autoridades do Governo do Estado.


No estado, 249 casos confirmados em 21 municípios até as 10 horas desta quarta-feira, 9 de abril (29/04). Em 5 deles houve mortes pela doença. Outros 58 municípios não têm casos confirmados, mas alguns deles têm casos suspeitos e estão sob investigação.


O primeiro alerta do governo chinês sobre o surgimento de um novo Coronavírus foi dado em 31 de dezembro de 2019. Desde então, esse novo Coronavírus, que recebeu o nome técnico Covid-19, matou milhares de pessoas na China e se espalhou por cinco continentes. O Ministério da Saúde confirmou em 26 de fevereiro o primeiro caso de Coronavírus no Brasil. Centenas de pacientes com suspeita da doença estão em observação no país.


Em 26 de fevereiro, um exame de contraprova conduzido pelo Instituto Adolfo Lutz confirmou o primeiro teste positivo do homem de 61 anos, de São Paulo. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (26). O paciente, que esteve na Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro, sendo então o primeiro caso de Coronavírus confirmado no Brasil.


Segundo informações que a nossa reportagem buscou na FUNSAUDE-Fundação de Saúde Pública do Município de São Gabriel do Oeste, o município de São Gabriel do Oeste, desde o dia 13 de maço até o dia 29 de abril de 2020, contabilizou 51 casos suspeitos e em investigação.


Segundo a presidente da Funsaúde, Dulce Munhoz Vall, desse total de 51 casos: 33 são pessoas da comunidade que foram internados e estiveram em isolamento domiciliar, 7 são servidores municipais e estiveram em isolamento domiciliar e 11 casos foram tratados com o isolamento domiciliar sendo que apenas dois fizeram o exame com resultado negativo e 7 cumpriram a quarentena com recuperação total e apenas dois permanecem aguardando resultados.


A Secretaria Municipal de Saúde do município de São Gabriel do Oeste, começou a prestar as primeiras orientações desde que foram registrados os primeiros casos suspeitos no estado, seguindo então orientações da Secretaria Estadual de Saúde e as reforçando com as medidas de prevenção adotadas em nível de município.


Aulas na rede pública estadual, municipal e privadas de ensino foram suspensos. O município preparou os primeiros decretos de enfrentamento e prevenção da epidemia. A seguir veio o fechamento do comércio, a suspensão das atividades religiosas, esportivas e o inimaginável toque de recolher, evitando-se dessa forma, a menor aglomeração possível.


Outros decretos reforçaram as ações, as polêmicas pelo fechamento do comércio local, foram aos poucos diminuindo com a evolução do quadro com os números de casos confirmados no estado e país. Todas as decisões foram sendo avaliadas e discutidas diariamente com a equipe administrativa, a comissão de acompanhamento da situação, especialistas e lideranças da comunidade e o MP, que foram readequando as medidas e estudando ações que trouxeram maior alcance social e menor impacto econômico no município.


Para muitos, este cenário terá impactos econômicos e a insegurança ainda persiste na mente das pessoas, mas a situação é temporária. Mas não podemos relaxar nos cuidados pessoais com o Coronavírus, na limpeza das mãos, evitar aglomerações e contato com muitas pessoas, e devemos voltar nossa atenção especialmente para os mais idosos, que merecem todo o cuidado.


O prefeito Jeferson Tomazoni, tem elogiado e ressaltado em suas redes sociais, o empenho e parabenizado os profissionais da área de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, demais servidores e funcionários da rede de atendimento à Saúde do município pela atuação diante da pandemia, bem como trabalhadores dos setores essenciais, que não podem parar.


São guerreiros que estão colocando a saúde pessoal em risco para atender à coletividade, salvar vidas e manter um mínimo de segurança à população e merecem todo o nosso reconhecimento.


O que nós buscamos é proteger o bem maior da população, que é a vida, as pessoas. Obtivemos sucesso até agora, pois a maioria dos são-gabrielenses acataram as nossas recomendações e tem ficado em casa neste que é o período mais crítico para o contágio, segundo as autoridades sanitárias”, avaliou o prefeito Jeferson Tomazoni.

4 visualizações

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS