• Nativa FM

Nativa FM completou 20 anos de atividades em São Gabriel do Oeste


Neste mês de junho a rádio Nativa FM completou 20 anos de atuação no serviço de radiodifusão em São Gabriel do Oeste. A rádio foi a primeira emissora a operar no sistema de Frequência Modulada (FM) na cidade.


Para marcar a data, nesta quarta-feira (29) aconteceu no CTG Chama Crioula um show com a cantora Mariana Fagundes.


Ao longo desses 20 anos a emissora tem contribuído com o desenvolvimento da cidade, levando diversão, informação, cultura e entretenimento, mas no início, até a autorização para funcionamento a espera foi grande.


O primeiro passo foi dado em abril de 1999 quando um grupo de pessoas se reuniu e constituiu a Associação de Desenvolvimento Educativo, Cultural e Ambiental de SGO. A primeira diretoria foi formada por Clovis Fronza Fontana, Ana Paula Vieira Lira, Antônio Passini, Sérgio Wanferly Silva, Pedro Freitas De Oliveira, Joel Marques Dias Junior, Itacir Vieira Lira, Fernando Rocha, Altamiro De Oliveira Santos, Renato Agostini, Luiz Ernani Borgmann, Nilson Volce E Frederico Marcondes Neto.


A partir de então, o grupo encampou a ideia de fazer surgir em São Gabriel do Oeste uma estação de rádio FM. “Eu lembro que enviamos várias vezes documentos para o Ministério das Comunicações, providenciamos projetos, mapas e uma série de documentos exigidos”, relembra Fernando Rocha.


Entusiasmados, o grupo fez questão de visitar estações de rádio em outros municípios, buscando a troca de experiencia e para saber como era a operacionalização dos equipamentos.


Em 17/05/2002 a expectativa deu lugar a alegria, pois a Câmara dos Deputados deu ao Ministério das Comunicações a autorização provisória para funcionamento da emissora em São Gabriel. “Compramos os equipamentos, instalamos na sala em que está até hoje, e iniciamos a transmissão só com músicas e naquele tempo, as músicas eram tocadas em CDs, meu Deus, tinha que trocar de CD a cada música, ou colocar um disco com músicas variadas, pra evitar ficar trocando”, conta Fernando.


A medida que a rádio estava em caráter experimental, a diretoria colocou um carro de som nas ruas da cidade anunciando o período de teste de locução para a FM e, apareceram muitos candidatos.


Em 14/06/2002 a Agência Nacional de Telecomunicações (ANALTEL) deu a licença definitiva para o funcionamento da emissora.


Foram muitos os desafios, desde pessoal para trabalhar, estrutura de equipamentos, parte financeira e fiscalização excessiva da ANATEL, mas eu faria tudo novamente. Tivemos um sonho, nos movimentamos, e um dia, aconteceu”, afirma emocionado Fernando Rocha.


Desde o início das operações a rádio permanece instalada no mesmo local, na Avenida Getúlio Vargas, 757, centro de São Gabriel do Oeste.


Da Redação

12 visualizações0 comentário