Outubro chega trazendo frente fria para Mato Grosso do Sul


Outubro chegou e com ele veio uma frente fria que promete chuva até o final da semana em Mato Grosso do Sul. A partir de amanhã, quarta-feira (2), a frente fria se aproxima do estado aumentando a nebulosidade e trazendo pancadas de chuva com trovoadas isoladas em todo o Estado.


Nesta terça-feira, primeiro dia de outubro, as temperaturas por enquanto são acentuadas e com o tempo seco provoca a baixa umidade do ar, índice é de 15%. Haverá predomínio do sol e temperaturas elevadas e a umidade do ar estará baixa no centro-leste do estado. Já na região noroeste, pode chover de forma isolada no final do dia.


Essa frente fria, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vai continuar durante a semana e na quinta-feira (3), ela cruza o estado de noroeste a sudeste, onde o tempo será totalmente nublado com pancadas de chuva.


Já na sexta-feira ainda ocorrem pancadas de chuva com trovoadas isoladas, no oeste e nordeste do estado o tempo estará mais claro, com pouca probabilidade de chuva.


Em São Gabriel a terça-feira deve ser quente com céu parcialmente nublado, a máxima atinge os 33°C, a umidade do ar segue baixa na casa dos 39%. A meteorologia prevê mudanças a partir de amanhã e deve chover na região até o final da semana.


Em Campo Grande, hoje o dia será claro a parcialmente nublado passando a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no final do período baixa umidade do ar à tarde. Temperatura máxima será de 36°C.


Esse misto de calor e pancadas de chuva faz parte da estação que entramos no final de setembro, a Primavera. Conforme meteorologistas, climatologicamente, é a época onde se dá o início da convergência da umidade oriunda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso sobre a região Centro-Oeste.


De acordo com o Inmet, os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera, com previsão que indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem de normal a acima da normal, que é de cerca de 80 milímetros. O mês mais chuvoso deve ser outubro.


O calor, no entanto, continua e termômetros devem marcar temperaturas acima da média, com máximas acima de 30°C e em torno de 40°C, principalmente no início da estação.


Apesar do calor, as temperaturas tendem a ser menores do que o registrado durante o outono.

4 visualizações

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS