• Nativa FM

Palestra conscientiza população para a prevenção contra Câncer e ISTs


Cuidados com a saúde são sempre necessários, mas a criação de campanhas ao longo dos meses dos anos associando às cores ajuda a memorizar e a chamar a atenção para os cuidados com a saúde. O objetivo é trazer à tona certos temas e discuti-los junto à população a fim de orientar e esclarecer dúvidas a respeito da prevenção de condições de saúde importantes.


Em dezembro os temas discutidos são a AIDS e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e o Câncer de pele, e a Secretaria Municipal de Saúde preparou um ciclo de palestras para toda a população, especialistas trouxeram informações importantes sobre as causas, sintomas, sequelas, tratamento e outras informações importantes. Em todos os casos citados a prevenção salva mais vidas do que qualquer outro recurso que possamos contar hoje na medicina, como explicaram nossos palestrantes.


A coordenadora dos programas de Saúde, Enfermeira Jucileia Carvalho Mota Magalhães informou que em todas as ESF e no Hospital estão tà disposiçãode toda a população, os testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C. O resultado sai na hora, é sigiloso e não precisa de solicitação médica, só falar com a enfermeira ou enfermeiro de plantão que quer fazer.


Jucileia ressaltou ainda que quanto mais precoce o diagnóstico mais preciso será o tratamento. As Palestras foram ministradas pelos médicos Lucas Basmage - Dermatologista, Rafael Oliveira de Souza – Cirurgião Oncológico, Ana Letícia Gomes da Silva – Cirurgiã Plástica, Celso Augusto Prudêncio Pimenteira – ISTs e AIDS.


A secretária de Saúde Francine Gnoato Basso reforçou a necessidade da atenção e do auto cuidado, a importância de conhecer o próprio corpo e avaliar o aparecimento de manchas, pintas, verrugas e outras manifestações de sintomas e ao menor sinal de alteração procure imediatamente um serviço médico para avaliação, o diagnóstico precoce é extremamente importante para o sucesso do tratamento.


Assessoria de Comunicação.

Foto: Divulgação.

1 visualização0 comentário