• Nativa FM

Pré-cadastro para mamografia e preventivo começa nesta segunda-feira nas unidades de saúde da cidade


Do dia 27 ao dia 30 de junho, São Gabriel do Oeste estará recebendo a carreta do Hospital de Amor de Barretos na cidade. A unidade móvel estará realizando exames de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos e preventivo de câncer de colo de útero para mulheres de 25 a 64 anos.


Para realizar os exames, as interessadas devem procurar suas Unidades de Saúde portando documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do SUS, de hoje (20) até quarta-feira (22). Nestas datas, será realizado o pré-cadastro para participar da ação. O agendamento definitivo acontecerá em data, hora e local informados pela Secretaria de Saúde no cartão entregue no pré-cadastramento.


De acordo com informações da Secretaria, serão disponibilizados para a população mais de 500 exames. A carreta estará estacionada em frente ao Posto de Saúde do Redondo, localizado na avenida Mato Grosso do Sul, 1678 - Centro. Mais informações podem ser obtidas na secretaria de Saúde do Município, pelo telefone 3295.2456.


A ação é realizada pelo Hospital de Amor de Barretos em parceria com a Prefeitura Municipal, Fundação João XV e Leilão Direito de Viver.


O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).


A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.


O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.


Pré-cadastro para atendimento na Carreta do Hospital de Amor

Data: 20, 21 e 22 de junho

Local: Unidades de Saúde da cidade

Horário: das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30


Assessoria de comunicação

0 visualização0 comentário