• Nativa FM

Prefeitura de São Gabriel se prepara para lançar projeto piloto de coleta mecanizada


A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Serviços Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em parceria com a Aurora – Fundação Aury Luiz Bodanese e Sistema OCB/MS, se preparara para lançar no final desta semana, um projeto piloto de mecanização da coleta seletiva de resíduos domésticos. O município será o primeiro do Estado a implantar o sistema.


O projeto “Coleta Mecanizada SAAE 100% Você”, irá funcionar em fase de testes primeiramente na Cohab IV. O bairro receberá contêineres de coleta em pontos estratégicos das ruas, onde os moradores poderão descartar o lixo doméstico. Contêineres verdes serão utilizados para o descarte de recicláveis, já os de cor marrom serão utilizados para o lixo orgânico. Ao todo, 30 contentores de lixo com capacidade de mil litros estarão disponíveis.


Para a implantação do projeto será realizado um trabalho de informação aos moradores do bairro. Equipes da Prefeitura, SAAE e Aurora percorrerão a Cohab IV realizando a entrega de panfletos e imãs de geladeira com a orientação sobre o descarte. É importante destacar que futuramente com o novo sistema mecanizado, os resíduos domiciliares descartados em lixeiras em frente as residências deste bairro não serão mais recolhidos. Portanto, será necessário que o morador deposite o lixo em sacos plásticos e descarte em um dos contêineres.


Segundo a presidente do SAAE, Rose Pires, o novo sistema visa a melhoria e modernização da coleta seletiva na cidade pois será uma forma mais higiênica, segura e rápida de recolher os resíduos domiciliares. “As residências passarão a não acumular mais o lixo nas lixeiras pois a população poderá descartar seus resíduos a qualquer momento”, disse. Rose ainda explicou que o descarte em contêineres protegerá o lixo das variações climáticas e da ação de animais, além de evitar acidentes aos coletores pois estes não terão mais contato direto com os sacos de lixo.


O projeto será apresentado neste sábado, onde juntamente com colaboradores da Aurora Alimentos, parceira nesta caminhada, faremos um trabalho de conscientização. A coleta seletiva já está estabelecida em nossa cidade, agora queremos dar um passo a mais; por isso estaremos testando este novo sistema”, informou a presidente. O SAAE investiu cerca de R$ 54 mil em recursos próprios para a aquisição dos contêineres.


No sistema mecanizado serão instalados 30 contêineres no bairro Cohab IV (02 por quadra). Para coleta, o caminhão se posiciona ao lado do recipiente e em seguida, um coletor conecta o contêiner aos braços mecânicos do veículo adaptado e o suspende. Dessa forma, o lixo será despejado no caminhão. A coleta será realizada semanalmente neste bairro.


Para que o projeto seja eficiente, é fundamental a colaboração da população. Essa tarefa inclui depositar somente material orgânico no contêiner marrom e apenas reciclado no contêiner verde; não mudar o contêiner de lugar pois ele possui rodas e sempre fechar a tampa.

3 visualizações0 comentário