• Nativa FM

Prefeitura realiza parcerias para aprimorar coleta seletiva em São Gabriel do Oeste


Em parceria com a Aurora Alimentos, SAAE e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/MS), a Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está reforçando ações para melhorar a efetividade dos serviços e a qualidade de vida dos integrantes da Cooperativa


Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem de São Gabriel Do Oeste.


O secretário de desenvolvimento econômico, Roberto Emiliani Junior, juntamente com o diretor de agricultura, pecuária e meio ambiente, Adão Rolim, se reuniu com representantes do sistema OCB e da Aurora para apresentação dos trabalhos que serão implementados junto aos coletores.


De acordo com o analista de monitoramento, João Luiz Brandão, a OCB irá auxiliar gratuitamente com assessorias para o desenvolvimento e treinamento dos cooperados, especialmente nas linhas de controle de gestão, assessoria contábil e jurídica, além de treinamentos específicos.


A Aurora Alimentos gerencia seus resíduos e busca novas tecnologias e parcerias a fim de garantir o destino adequado e a redução da quantidade de rejeitos encaminhados para aterros. Os terceiros envolvidos nas operações de transporte e destinação final são auditados periodicamente, e os novos empregados recebem orientação sobre os programas ambientais. Com o compromisso de aumentar a reciclabilidade das embalagens dos produtos pós-consumo, a empresa participa desde 2015 da Coalização pela Logística Reversa, que visa melhorar os processos de coleta seletiva e a integração de cooperativas de catadores em todo o território nacional.


Em São Gabriel do Oeste, a Cooperativa Aurora está fazendo um levantamento das necessidades da COOPERASGO e de custos para auxiliar também na estruturação física e capacitação dos colaboradores. “O objetivo principal é capacitar os cooperados para aumentar o número de materiais reciclados, visando a autonomia financeira, a qualidade dos serviços e as condições de trabalho. Estamos fazendo levantamento de custos para auxiliar também para aquisição de EPI’s e maquinários”, explicou o encarregado de gestão ambiental da Aurora, Ronaldo Takara.


Outra ação que está sendo organizada nessa parceria é a intensificação da campanha de coleta seletiva. “Evoluímos muito nos últimos anos, mas continuamos trabalhamos para tornar São Gabriel do Oeste uma referência na área. Todas essas parcerias vêm pra somar nesse objetivo e para tornar a cooperativa autossuficiente. A conscientização da população é primordial nesse contexto”, complementou Roberto Emiliani.


Constituída com a finalidade de integrar o sistema cooperativista sul-mato-grossense, a OCB promove e desenvolve o cooperativismo, bem como presta serviços adequados ao pleno desenvolvimento das sociedades cooperativas e de seus integrantes.

3 visualizações0 comentário

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757

Centro,São Gabriel do Oeste / MS