Prefeitura reforça coleta de folhas e pequenos objetos inservíveis no período de chuvas


Visando auxiliar a Secretaria de Saúde no combate à dengue, a Secretaria de Infraestrutura vai reforçar o serviço de coleta de folhas e grama em São Gabriel do Oeste, coletando também pequenos objetos inservíveis, que possam acumular água. A coleta vai seguir o cronograma de coleta de folhas da Prefeitura.


De acordo com o secretário responsável, Eris de Oliveira Barbosa, eletrodomésticos ou outros objetos inservíveis passarão a ser coletados junto com as folhas, desde que esteja dentro da capacidade dos coletores. “É importante destacar que nos casos de entulhos e outros materiais pesados, o descarte continua sendo responsabilidade do morador. A equipe conta com dois funcionários para coleta destes objetos. O peso e as condições de carregamento devem estar dentro desta capacidade. É possível carregar um armário pequeno ou até uma geladeira velha, por exemplo, mas restos de materiais de construção inviabiliza o serviço”, explicou.


Conforme o cronograma, o caminhão passa no centro da cidade todas as segundas-feiras. Às terças, a coleta de folhas é feita na região dos bairros Cohab IV, São Bento e Milani. Os bairros Primo Mafissoni, Jardim Primavera e Amábile Mafissoni são atendidos às quintas-feiras. Já às sextas-feiras, a coleta é feita nos bairros Jardim Gramado e Fênix.

A secretária de saúde, Francine Gnoatto Basso, destacou que a ação conjunta visa dar mais efetividade no combate à dengue, visto que os mutirões de limpeza não apresentaram resultados significativos. “Nosso objetivo é identificar e trabalhar com os focos de dengue. Caso seja constatada a necessidade, vamos avaliar a possibilidade de mutirões setoriais, focados na remoção de objetos que possam acumular água”, explicou.


A Secretaria de Infraestrutura pede conscientização da população na hora de separar objetos inservíveis para serem levados junto à coleta de folhas. “Temos a coleta seletiva de materiais recicláveis todas às terças e quintas-feiras. É importante que as pessoas mantenham o compromisso com a reciclagem e nos dias da coleta de folhas coloque pra foram apenas os objetos inservíveis acondicionados dentro de caixas. Evitem misturar com lixo comum também”, orientou.


A população deve ficar atenta ao cronograma de coleta de folhas e grama, para que não haja acumulação de material orgânico desnecessariamente. Destaca-se que o Código de Posturas Municipal determina que o morador é responsável pela destinação do entulho produzido em seu imóvel, porém a Prefeitura com intuito de promover a limpeza tem colaborado nesse aspecto.


A Secretaria trabalha ainda em outras frentes de serviço no município, seguindo com o cascalhamento de vias não pavimentadas, micropavimentação urbana, construção de meios-fios, pintura urbana, substituição de lâmpadas queimadas, limpeza nos entornos do depósito de resíduos sólidos, coleta de folhas e gramas, entre outros. Todas as ações buscam o conforto da população e a melhoria da qualidade de vida, além de deixar a cidade de São Gabriel do Oeste mais bonita.

5 visualizações0 comentário

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS