• Nativa FM

Prefeitura segue com substituição de árvores e revitalização dos canteiros centrais


A Prefeitura de São Gabriel do Oeste segue realizando a poda e substituição de árvores comprometidas por outras de espécies nativas da região. O plantio de novas mudas nos canteiros, ruas e praças da cidade teve início ainda em 2019, quando um estudo técnico foi realizado para avaliar o estado de saúde das plantas e se, em caso de queda de galhos, essas


plantas poderiam causar danos ou acidentes.


A revitalização está acontecendo, nesta semana, nos canteiros da avenida São Francisco, em frente a Fundação Educacional Cristo Rei e da avenida Juscelino Kubitschek, onde serão plantadas novas espécies arbóreas com aspectos de formação de sombra e capacidade ornamental. Além de mudas de árvores, o canteiro da Avenida São Francisco receberá o plantio de grama e posteriormente flores.


De acordo com o secretário de Infraestrutura e Trânsito, Eris Barbosa, além da retirada das árvores doentes como medida preventiva para evitar acidentes, a substituição também trará benefícios para a iluminação pública, já que as plantas de grande porte dificultavam a iluminação destas vias. “Estamos sempre realizando a manutenção de nossos canteiros, com a poda da copa e remoção de galhos; caso a planta esteja comprometida, recomenda-se a retirada e estamos realizando este processo aos poucos, para que nossas ruas fiquem mais seguras e com um bom paisagismo”, comentou.


O plantio de mudas nativas vem transformando a cidade visualmente, deixando-a mais limpa e mais agradável para a população. Com os exemplares do nosso Viveiro Municipal, a zona urbana também tem se tornado lar para pássaros, atraindo as araras, por exemplo, que tanto embelezam as nossas ruas”, disse Eris. Ele também informou que o canteiro da São Francisco está sendo preparado para a continuidade da construção da pista de caminhada.


Queremos que a pista seja também um corredor verde, onde a população possa caminhar em meio a natureza, na sombra das árvores”, finalizou.


Desde 2019 já foram realizadas podas e substituição de árvores nas avenidas Getúlio Vargas, Castelo Branco, Mato Grosso do Sul e praças da cidade. Além das substituições, centenas de exemplares nativos da flora brasileira foram plantados.


Assessoria da prefeitura

4 visualizações0 comentário