• Nativa FM

Produtores já plantaram mais de 90% da área destinada à safra da soja em São Gabriel do Oeste


Produtores de São Gabriel do Oeste estão na reta final do plantio da safra 2021/2022 da soja. Conforme informações do presidente do Sindicato Rural, Vilson Brusamarello, faltam menos de 10% da área estimada de 120 mil hectares destinada a cultura no município.


As chuvas estão dentro do esperado, o início de desenvolvimento da planta nas lavouras está excelente, não conheço caso de replantio, por que no ano passado tivemos muitos problemas”, disse Vilson.


Ainda conforme o presidente do Sindicato Rural, também diminuiu a incidência de pragas de início de desenvolvimento das plantas com relação a safra passada. “O ano passado foi terrível, esse ano está bem tranquilo, bem encaminhado”, destacou Vilson.


Outro fator que os produtores comemoram é o volume de chuvas, conforme dados do Sindicato Rural, o mês de outubro deste ano foi o que teve mais chuva levando em consideração o mesmo período nos últimos dez anos, total de 248 milímetros.


Vilson destaca também que com o plantio da safra acontecendo dentro do programado, os produtores já sentem segurança para o plantio da safrinha do milho.


Questionado sobre a expectativa de produção, Vilson destaca que os produtores trabalham para colher em média 75 sacas por hectare.


Muito dessa previsão já foi comercializada, tem alguma coisa que não comercializou com relação ao ano passado porque existe aquela expectativa, não sabemos para onde vão os custos dos insumos, então tem produtor que não está comercializando por conta disso, ele não sabe quanto que vai custar um fertilizante ou defensivos para a próxima safra”, disso Vilson, estimando de 35% a 40% da produção já comercializada no município.

0 visualização0 comentário