Programa Aprendiz Legal vai capacitar jovens para o mercado de trabalho em São Gabriel do Oeste


Foi realizada na tarde desta segunda-feira (26/08) a aula inaugural do programa de formação profissional básica, Aprendiz Legal, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho e implementado por instituições formadoras parceiras pelo país, voltado ao atendimento da Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem.


A Prefeitura Municipal em parceria com Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) trouxeram para o São Gabriel do Oeste o programa possibilita o acesso de jovens no mercado de trabalho, com carteira assinada por prazo máximo de dois anos. Além disso, é disponibilizado capacitação teórica na área que vão atuar, com cursos ministrados pela instituição em diversas modalidades.


Em São Gabriel do Oeste a seleção dos jovens ocorrerá em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o intuito de contribuir com a inclusão de beneficiários da rede sócio assistencial do Município.


Para participar os jovens precisam estar na faixa etária de 14 a 24 anos incompletos (exceto no caso de pessoas com deficiência, quando não há limite de idade) e estar cursando ou ter terminado o Ensino Fundamental/Médio. Além disso, é necessário ter RG, CPF e CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).


A gestão do Programa é compartilhada com a empresa, sendo de responsabilidade das instituições parceiras a formação teórica e a certificação do jovem.


O objetivo é promover o desenvolvimento de competências e habilidades que levem os aprendizes a buscar novas soluções para responder a diferentes desafios em sua vida pessoal e profissional.


Estimular a aprendizagem é uma atitude que contribui com a evolução da força de trabalho em nosso país. A Lei Federal nº 10.097/00 estabelece que as empresas devem contratar e matricularem em cursos de aprendizagem o número de aprendizes equivalentes a, no mínimo, 5% e, no máximo, 15% do total do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.


Os jovens inscritos no programa devem estar estudando ou concluído o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em uma escola pública. As inscrições são oferecidas a jovens de 14 a 24 anos, e a vaga de trabalho confere ao selecionado meio expediente de trabalho durante quatro dias da semana, sendo o quinto dia utilizado para o aprimoramento do conhecimento em cursos que serão ofertados no Centro de Qualificação Profissional.


A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura de São Gabriel do Oeste, e foi acompanhada por mais de 60 jovens, além de autoridades do município como o presidente da Acisga-Associação Empresarial de São Gabriel do Oeste, Rodrigo Wazlavick, Aline Santos do CIEE, Secretário Municipal de desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Junior, do vereador Vagner Trindade, da Vice-Prefeita, Ivone Pierezan e do aluno Davy Wesley que falou em nome da primeira turma de jovem aprendiz.


A Prefeitura está dando oportunidade de uma nova e importante experiência para esses jovens. É um programa muito importante porque oferece oportunidades profissionais”, sintetizou a vice-prefeita Ivone Terezinha Pierezan.


O empresário são-gabrielense, Silvio Domingos do Amaral, destaca a iniciativa da prefeitura de São Gabriel do Oeste, ressaltando que sua empresa já trabalha há muito tempo com essa ideia, mas quando essa ideia se oficializa e se torna um projeto consolidado o processo vai fluir melhor.

Nós já trabalhamos com essa idéia há muito tempo, eu já fui um menor aprendiz e agora como empresário e amparados pela Lei, valorizamos o trabalho dos jovens para que eles ocupem essas vagas oferecidas pelos outros empresários com orgulho do primeiro emprego”, explicou Silvio do Amaral.


Aluno da turma, Davy Wesley, falou em nome da turma e disse estar muito feliz com a oportunidade que terá com o programa dizendo aos novos colegas que se esforcem porque no futuro serão recompensados.

Vai ser muito bom para nós termos o nosso próprio dinheiro, por isso vamos abraçar e agradecer hoje a quem nos dá essa primeira oportunidade”, disse Davy em nome da primeira turma.


Finalizando as falas oficiais da aula inaugural, a secretária de Assistência Social do município, Rosane Moccelin, disse que enquanto gestora da pasta sonhou muito em trazer esse programa para o município, já que centenas de jovens buscavam ingressar no mercado de trabalho e esta é uma ótima oportunidade para os jovens que querem entrar no mercado de trabalho ou adquirir experiência.


Qualifiquem-se e aproveitem essa chance. Vamos precisar muito da colaboração dos jovens e dos seus familiares para garantir os bons resultados e manter esses jovens no mercado de trabalho”, pontuou a secretária Rosane Moccelin.

11 visualizações0 comentário

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS