• Nativa FM

Programa visa preparar o comércio para a retomada de atividades em São Gabriel do Oeste


A soma de um conjunto de ações entre a Acisga, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sebrae, Senac, Senai, Sesi, Faems e Fiems, busca implantar um sistema de normas com certificação de biossegurança, como condição essencial para a retomada das atividades econômicas no município de São Gabriel do Oeste.


A certificação, deve ser iniciada e formalizada ainda na próxima semana e conterá uma série de normas de biossegurança a serem seguidas pelos estabelecimentos comerciais, por meio de consultoria com treinamentos, avaliações e ferramentas que que garantirão que os comércios voltem a funcionar, com mais segurança e cumprindo ainda as medidas contidas no último Decreto Municipal nº 2.183, do dia 02 de julho de 2020.


Com foco na remodelagem dos processos de atendimento, essa consultoria visa a orientação sobre boas práticas de biossegurança e higiene para os diversos processos e setores existentes na empresa em fase de reabertura durante e pós COVID-19, com todo cuidado necessário.


Segundo o presidente da Acisga, Everson Rezzieri, em São Gabriel do Oeste, mais de 50 empresas, já confirmaram adesão para a certificação e para isso funcionar, é preciso o apoio de todos, buscando-se o aumento no diferencial competitivo com a implementação de medidas de higiene e segurança de acordo com a legislação vigente.


Além disso o programa de certificação propõe uma remodelagem dos processos adequados às legislações sanitárias vigentes e ao novo cenário durante e pós COVID-19, com uma visão gestora orientada quanto às boas práticas de higiene e biossegurança, ações que irão aumentar a credibilidade da empresa junto ao cliente em relação aos cuidados e normas de biossegurança.


A reunião de hoje na Acisga foi de planejamento e segundo a Coordenadora de Indústria e Comércio e Serviços da Prefeitura Municipal, Valéria Alves Pereira, foi de avaliação da estrutura e materiais necessários, validação da proposta de trabalho.


Não adianta pressionar para abrir os comércios e depois descumprir as regras de biossegurança. A guerra contra a Covid-19 não é só do poder público”, comentou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Junior, presente na reunião para discussão do planejamento da ação.

Para participarem da certificação, os estabelecimentos devem ser associados a Acisga e além disso, respeitar todos os protocolos de convivência e distanciamento social respaldados pelo Decreto Municipal 2.183/2020. Entres os procedimentos de segurança estão a realização do controle de acesso ao público, disponibilização de álcool em gel 70% e uso obrigatório de máscaras pelos funcionários e consumidores.


Veja no anexo abaixo o decreto nº 2.183/2020, na íntegra


http://www.saogabriel.ms.gov.br/public/legislacaos/decreto_2183_2020_prorrogacao_de_prazo_das_medidas_para_enfrentamento_do_covid_19.pdf

14 visualizações0 comentário