Ruas e espaços públicos de São Gabriel do Oeste recebem desinfecção no combate ao novo coronavírus


A medida já foi adotada em outros países, estados e também em alguns municípios do estado. A tarefa é uma das medidas de prevenção contra o avanço de contágio do Covid-19 e está sendo executada pela logística e pessoal da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Trânsito de São Gabriel do Oeste, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.


Na falta de vacina ou remédio contra o novo coronavírus, produtos simples de higiene se tornaram aliados de primeira hora para prevenir contra a doença. Dessa forma, a administração municipal com resoluções tomadas pelo Comitê de Contingenciamento do Coronavírus, não se contentaram em apenas orientar a população a higienizar as mãos e partiram para desinfetar ruas, áreas de maior fluxo da cidade como o entorno do Hospital Municipal, Praça da matriz. A medida adotada em São Gabriel do Oeste, segundo o superintendente da Secretaria e Infraestrutura e Trânsito, Geraldo Rolim, vai ser uma rotina nas 3ª, 5ª e sábado no período da pandemia.


Em sua terceira semana de ação a desinfecção das ruas e pontos de maior concentração de pessoas é um serviço que começa às 05h00 da manhã em frente aos bancos, igrejas e hospital municipal, pontos de maior aglomeração. O composto químico segundo informações da Secretária de Saúde, Michele Paupério é diluído em 20 mil litros de água, a solução a base de cloro, com a finalidade bactericida e desinfetante, conforme explicou Geraldo Rolim.


Considerada de baixo custo, a higienização, até o momento, tem se mostrado eficaz em cidades onde já foi adotada essa prática. A aplicação é feita por uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e trânsito em áreas externas, com instrumentos que já pertencem ao município, como caminhão pipa e pulverizador.


A Secretária de Saúde de São Gabriel do Oeste, Michele Paupério, esteve hoje pela manhã na Câmara Municipal de vereadores, onde ocupou o espaço regimental “Tribuna Popular”, e explanou as ações de enfrentamento, discorrendo também sobre o atual cenário do Covid-19 e seus impactos no município.


Um outro assunto discutido foi a criação da barreira sanitária que será instalada em São Gabriel do Oeste, e segundo Michele, já estão sedo feito os estudos para essa implantação em dois locais de acesso na cidade. Uma será no início da principal avenida da cidade e a outra no Bairro Jardim Gramado, a partir da rodovia BR-163.


Michele explicou aos vereadores e a população, que tudo está sendo feito dentro do melhor de cada um, baseados em evidência e informações técnicas, reforçando mais uma vez, que a prevenção é o melhor remédio. “Precisamos manter nossa cidade livre da doença, esse é nosso papel. Pedimos agora o apoio da população, usem a máscara, evitem aglomerações, não façam festinhas em casa. Faça a sua parte como cidadão e nós estamos fazendo a nossa parte, disse a secretária Michele Paupério.

7 visualizações

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS