São Gabriel do Oeste ainda precisa vacinar mais de 1.100 crianças para atingir meta da campanha


Com meta de vacinar 1.700 criancas na campanha de multivacinação, São Gabriel do Oeste vacinou até a última terça-feira (20), apenas 562 crianças, segundo informações da secretaria de Saúde do município, que reforça aos pais a importância de vacinar seus filhos.



Segundo a coordenadora responsável pelo setor de imunização da Prefeitura, Thaís Marocco, a campanha tem como foco principal a atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos de idade, e contra a Poliomielite em crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade. Os pais ou responsáveis devem comparecer nas unidades de saúde portando o cartão de vacina das crianças.


Pais e responsáveis façam valer o direito dos seus filhos, busquem um serviço de saúde, mais próximo de sua casa para a avaliação da situação vacinal. Os pais ou responsáveis devem comparecer nas unidades de saúde portando o cartão de vacina das crianças.


O Ministério da Saúde alerta que tem crescido o número de pessoas não vacinadas nos últimos anos. Como consequência, doenças que já estavam eliminadas no Brasil voltaram a ser um problema para a saúde de todos, como o sarampo, por exemplo.


O Brasil possui o maior programa de vacinação do mundo. Entretanto, vem se observando uma queda na cobertura vacinal nos últimos anos. Em 2019 o Brasil contabilizou 7,7 milhões de não vacinados contra a Febre Amarela em crianças/adolescentes menores de 15 anos. Já a Hepatite B, na mesma faixa etária, contabilizou cerca de 24,8 milhões de não vacinados. Em adolescentes de 11 e 12 anos o número de não vacinados foi de 4,3 milhões para a vacina meningocócica. Quando se fala em vacinação contra HPV, somente 73,6% das meninas com idade entre 9 e 15 anos tomaram a primeira dose e o número diminui quando se fala na segunda, apenas 46% das meninas foram imunizadas. Já os meninos com faixa etária de 09 a 14 anos apenas 36,2% tomaram a 1º dose e 19,2% tomaram a 2ª dose da vacina.

5 visualizações

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS