• Nativa FM

São Gabriel do Oeste está entre as melhores cidade do país na execução do orçamento público


São Gabriel do Oeste é um dos destaques do ranking produzido anualmente pela revista IstoÉ de “Melhores Cidades do Brasil”. O município está entre as 50 melhores cidades do país de pequeno porte (até 50 mil habitantes) no grupo de Indicadores Fiscais – Execução do Orçamento. O resultado traduz o reconhecimento do esforço da Administração Municipal em aplicar


corretamente os recursos públicos.


O Anuário “As Melhores Cidades do Brasil” é elaborado em parceria com a agência de classificação de risco Austin Rating, avaliando os resultados dos 5.568 municípios do país em diversos indicadores. No índice apresentado, a cidade aparece em 47º lugar pela capacidade de gerir o orçamento e sanear as contas públicas. Maracaju é outro município a figurar na lista de cidades de pequeno porte.


Ao comentar o resultado, o prefeito Jeferson Tomazoni, atribuiu a classificação ao modelo de gestão adotado em São Gabriel do Oeste, que sempre trabalhou com seriedade e transparência e priorizou o respeito ao orçamento municipal. “Este resultado é mais um dos frutos que estamos colhendo por trabalhar pelo desenvolvimento da nossa cidade e para mudar para melhor a qualidade de vida das pessoas; tudo isso com responsabilidade e respeito ao dinheiro público”, comentou.


Jeferson deu destaque a redução dos custos do município com a manutenção da máquina pública em busca de equilibrar as contas, o que permitiu que a Prefeitura avançasse em obras importantes. O prefeito ainda citou que todas as ações dentro da cidade, sempre foram executadas com planejamento para que à prestação de serviços à população em áreas importantes como educação, saúde, assistência e infraestrutura, fossem possíveis com as economias do próprio Município.


Nossos números demonstram isso, que a execução orçamentária é pautada pelo compromisso social com a nossa população. Hoje São Gabriel do Oeste é destaque dentro de Mato Grosso do Sul sendo reconhecida pelo bem-estar e a qualidade de vida, recebendo o título de melhor cidade para se viver. Somos ainda destaque em boas práticas em ações sociais, com várias premiações para nossa rede socioassistencial”, pontuou.


Ficamos felizes por estarmos figurando entre as melhores cidades do país e reafirmamos aqui o nosso compromisso por trabalhar cada vez mais por São Gabriel do Oeste, garantindo um sistema de saúde mais eficiente, combatendo às desigualdades, buscando investimentos que garantam mais infraestrutura, emprego e renda para a nossa comunidade”, finalizou o prefeito.


O ranking Melhores Cidades do Brasil 2022, feito em parceria com a Editoria Três e a agência de risco Austin Rating, levou em consideração todos os 5.565 municípios do País. Para esse levantamento foram mapeados 281 indicadores ligados à qualidade de vida, mercado de trabalho, saúde, e educação, além de inclusão digital e social.


A análise dos indicadores foi feita de forma quantitativa e qualitativa. As informações foram extraídas de fontes como o Datasus, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério do Trabalho e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), entre outras.


O indicador fiscal do anuário é composto por quatro subgrupos de avaliação: capacidade de arrecadação, que revela os avanços do município na gestão dos recursos próprios; execução do orçamento, mostrando o equilíbrio entre o que se arrecada e o que se gasta; aplicação de recursos na saúde e educação; e capacidade de pagamento, registrando como a cidade consegue elevar sua arrecadação ao longo do tempo.


Em 2021 São Gabriel do Oeste também foi destaque nacional no Prêmio Band Cidades Excelentes, ficando em terceiro lugar da etapa nacional no pilar eficiência fiscal e transparência, entre os municípios com mesmo de 30 mil habitantes.


Assessoria de comunicação da prefeitura

1 visualização0 comentário