• Nativa FM

São Gabriel do Oeste inicia 2021 com redução no número de casos de dengue


Após encerrar 2020 como o município do Estado com maior incidência em casos notificados de dengue, São Gabriel do Oeste inicia 2021 com redução no número de casos. Conforme informações da Secretaria de Saúde do município, são oito o número de casos notificados de dengue neste ano, dados contabilizados até o dia 21 de janeiro.


Em 2020, o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, com dados até o dia 22 de janeiro daquele ano, mostrava São Gabriel do Oeste já com 172 casos notificados.


Porém, mesmo com a redução nos casos, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para manter a atenção e o cuidado redobrado, pois, o aumento das chuvas e as altas temperaturas formam um cenário propício para a multiplicação do vetor da dengue, zica e chikungunya. “Por isso é importante a retirada de materiais inservíveis dos quintais, como tampinhas de garrafas, latas, pneus, entre outros que possam acumular água, eliminando assim possíveis criadouros do Aedes”, explica a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ilaine Marocco.


Outra situação em que a população pode colaborar, é não descartando lixo em terrenos baldios, áreas verdes, ruas e calçadas da cidade.


Ainda no trabalho preventivo e mesmo em meio a pandemia da Covid-19, os agentes de saúde focam em visitas, verificações de quintais, bem como orientações aos moradores para conscientização sobre a importância da manutenção de ações de limpeza nas residências e terrenos.


Ilaine aproveita para orientar a população para evitar tomar remédios sem prescrição médica. “Alguns sintomas da dengue e da covid são bem semelhantes, então, caso sentirem algum sintoma, já procurem a unidade de saúde e evitem tomar remédio sem prescrição médica, pois, se for caso de dengue, tomar medicamento pode até piorar a situação”, alertou a coordenadora.

1 visualização0 comentário