• Nativa FM

São Gabriel do Oeste recebe premiação de boas práticas no Programa Criança Feliz


O Município de São Gabriel do Oeste recebeu mais uma premiação na tarde desta terça-feira (07) pela Secretaria de Assistência Social. A entrega foi realizada em Brasília, durante o Encontro Regional “O Marco Legal da Primeira Infância e os Desafios para a Intersetorialidade” realizado pelo Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Nacional de


Atenção à Primeira Infância (SNAPI).


Estiveram presentes no evento, representando a cidade, o coordenador da Associação Restaurar, Elias Pereira dos Santos e a Supervisora do Programa Criança Feliz, a assistente social Solange Fachini França, que na oportunidade apresentaram o trabalho realizado por meio da entidade voltado à primeira infância. A Associação Restaurar é a responsável no município pela execução do Criança Feliz e pelo projeto em destaque – a Semana do Bebê.


São Gabriel do Oeste foi um dos municípios que aderiram ao mês da primeira infância e realizou uma série de atividades durante os trinta dias de agosto, potencializando as ações durante a Semana do Bebê. A Semana foi criada por lei municipal, que estabelece anualmente dos dias 23 a 27, o período oficial de divulgação e mobilização em apoio às gestantes e o desenvolvimento saudável de bebês e crianças.


Desde a implantação do programa Criança Feliz, o município já atendeu mais de mil famílias. Rosane Moccelin, secretária de Assistência Social, apontou algumas das ações desenvolvidas pela Associação Restaurar e que se tornaram exemplo para todo o país. “Desenvolvemos uma série de estratégias para o fortalecimento das políticas públicas de primeira infância. Através da entidade, apresentamos para a comunidade o trabalho excecutado; falamos sobre a importância do desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças em rádio, em vídeos, através das nossas redes sociais”, disse Rosane.


Além de apresentar esse trabalho, também nos reunimos periodicamente com as mães e as famílias atendidas, onde realizamos diversas palestras, visitas domiciliares, incentivando o fortalecimento dos vínculos familiares”, apontou. “O reconhecimento deste trabalho é mais uma conquista para a cidade de São Gabriel do Oeste, significa que o que estamos fazendo enquanto políticas voltadas para a primeira infância, está dando ótimos resultados”, finalizou a secretária.


O programa Criança Feliz, lançado no país em outubro de 2016, tem como ponto central a visita semanal de técnicos às casas das famílias de baixa renda para acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças até os 3 anos de idade. O Criança Feliz integra ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça e cultura.


O público-alvo é formado por gestantes e crianças de 0 a 3 anos de idade beneficiárias do Auxílio Brasil, e até os 6 anos aquelas crianças com algum tipo de deficiência e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ainda são acompanhadas as crianças de até 6 anos que estão afastadas do convívio familiar em função de medidas protetivas. A adesão do Município é voluntária.


Assessoria de comunicação

1 visualização0 comentário