• Nativa FM

Saúde de São Gabriel do Oeste retoma aplicação de fumacê nesta segunda-feira


A Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel do Oeste comunica que estará realizando, a partir desta segunda-feira (21), a pulverização com o carro “fumacê” em todos os bairros da cidade. A medida visa reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O veículo irá circular pelas ruas no início da manhã e no final da tarde.

As primeiras aplicações serão nos bairros Centro, Primo Maffissoni, Jardim Primavera e Amábile, regiões que registram o maior número de casos notificados de dengue nestes primeiros meses de 2022. Para garantir maior eficiência o trabalho e proteção da população, a Vigilância Epidemiológica orienta que durante a nebulização, os moradores deixem portas e janelas abertas para que o inseticida alcance o interior da residência. Os animais domésticos devem ser protegidos, por isso é necessário removê-los do local ou cobrir gaiolas e aquários com panos úmidos.

O “fumacê”, como é conhecido, só elimina o mosquito adulto, por isso é muito importante que o cidadão continue cuidando e limpando os locais de acúmulo de água, para que não se tornem criadouros do Aedes aegypti. Vale lembrar que durante esta semana, a Secretaria de Infraestrutura também estará reforçando a coleta de materiais inservíveis que acumulam água, como latas, garrafas, baldes, copos, entre outros. A ação de limpeza terá início nesta segunda-feira no bairro Centro; onde é solicitado para que os moradores retirem o lixo do quintal e depositem em frente à residência.

A Vigilância ainda reforça que, a utilização do carro fumacê é importante, mas não a solução; a redução do número de casos será possível apenas com a colaboração da população na limpeza de seus quintais.


Assessoria de comunicação.

1 visualização0 comentário