• Nativa FM

Secretaria de Assistência Social apresenta relatório anual do Programa Família Acolhedora


A Secretaria Municipal de Assistência Social apresentou, nesta terça-feira (10), o relatório anual do Programa Família Acolhedora. O documento elaborado pela Proteção Especial de Alta Complexidade apresenta todas as informações referentes aos atendimentos realizados no ano de 2019, bem como todos os avanços obtidos desde a implementação do sistema de acolhimento provisório.


Instituído pela Lei 1114/2018, de 23 de abril de 2018, o Programa Família Acolhedora é responsável pelo acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família de origem, mediante medida protetiva. Esse acolhimento ocorre paralelamente ao trabalho com a família de origem, visando à reintegração familiar.


De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Rosane Moccelin, o objetivo da reunião, que contou com a presença do prefeito Jeferson Tomazoni,  foi esclarecer com objetividade dúvidas sobre o programa, com base em um pedido de informação encaminhado pela Casa de Leis.


Conforme o relatório, em um ano de existência, o programa atendeu 25 crianças ou adolescentes, com idade entre zero e 18 anos. Deste número, 18 foram reintegradas a família biologia e 7 permanecem em situação de acolhimento.


A secretária ainda explicou sobre o minucioso processo de seleção e capacitação das famílias, além de casos em que famílias foram desligadas do programa por descumprimentos de cláusulas do contrato. As famílias mantidas no programa recebem auxílio mensal por parte do município.


A partir do memento que a família é acionada para acolher uma criança, a equipe técnica da Alta Complexidade inicia o acompanhamento psicossocial da família acolhedora, família de origem, da criança ou adolescente, realizando os encaminhamentos necessários a rede socioassistencial. O acompanhamento é feito semanalmente pelas equipes”, explicou. Uma família acolhedora reforçou todo o processo para participar e o acompanhamento do Programa.


Ainda durante a reunião, a secretária e assistentes sociais que integram o programa responderam às duvidas dos vereadores e apontaram os principais avanços e dificuldades encontrados durante o período. Participaram da reunião, os vereadores Fernando Rocha, Roberto Emiliani, Vagner Trindade, Ramão Gomes, Rose Pires, Luizinho Freitas e o presidente da Câmara, Valdecir Malacarne.

1 visualização0 comentário