• Nativa FM

Secretaria de saúde proporciona atendimento integral para a gestantes nas unidades de saúde


Ser mãe é uma tarefa contínua de cuidados, de proteção e de amor. Para que as gestantes da cidade possam receber todo o cuidado e atenção que a fase gestacional requer, a Secretária de Saúde de São Gabriel do Oeste tem reforçado o atendimento nas unidades de atenção primária do município.

É nas unidades de saúde que a gestante receberá o acompanhamento médico e da equipe multiprofissional até a trigésima quinta semana de gravidez; além do seu pré-natal, a futura mamãe poderá contar ainda com o acompanhamento da saúde da família, atendimento odontológico, atualização da caderneta de vacinação, receber a suplementação alimentar e tirar dúvidas a respeito de todo o ciclo gravídico puerperal.

A partir da 36ª semana, a gestante é encaminhada para o atendimento especializado da Casa Rosa, um ambiente preparado para acolher as mulheres das semanas finais de gestação ao parto. “A assistência ao pré-natal é de suma importância para as mulheres, por isso São Gabriel do Oeste desenvolveu uma rede de proteção e atendimento que disponibiliza às gestantes consultas regulares, exames periódicos, orientação, participação em rodas de conversa e monitoramento de todas as fases da gestação”, comentou a secretária de Saúde Francine Gnoatto Basso.

Francine informou que o município adotou as recomendações do Ministério da Saúde, que preconiza o acompanhamento da gestante das primeiras semanas ao período final da gestação pelas unidades de atenção básica primária, tendo como meta a manutenção de informações e a construção da Rede de Atenção à Saúde no Brasil.

Ainda quando há alteração dos exames médicos ou caso a gestação seja considerada de alto risco, a gestante realizará todo o seu pré-natal dentro do projeto Bem Nascer MS, seguindo com consultas regulares com o médico especialista da Casa Rosa.

Serviços oferecidos as gestantes em São Gabriel do Oeste:

  • Consultas de pré-natal: até 36 semanas de gestação, as consultas são realizadas pela Estratégia Saúde da Família pelo médico e enfermeiro da Unidade. Também há disponibilização para consulta do parceiro, chamada de pré-natal do parceiro para acompanhamento da saúde em geral;

  • Exames: nas consultas, são solicitados os exames preconizados pelo Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde. São disponibilizados exames de triagem para infecções sexualmente transmissíveis, exames laboratoriais e encaminhamento para a ultrassonografia;

  • Consulta especializada: em caso de necessidade clínica ou alteração nos exames, a equipe pode solicitar o encaminhamento da gestante para a consulta especializada na Casa Rosa;

  • Consultas de retorno: acompanhamento da mamãe e do bebê no pós-parto.

O Bem Nascer é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde com o apoio e comprometimento do município, para redução da mortalidade materna-infantil no Estado, com o propósito de melhorar a estruturação dos serviços de saúde que ofertam atendimentos às crianças e mulheres, como também, a qualificação dos profissionais e atualização da rede materno e infantil do Mato Grosso do Sul.


Assessoria de comunicação

0 visualização0 comentário