Segunda Campanha de Preventivo do Câncer do Colo do Útero atendeu mais de 200 mulheres


A Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste, realizou no último sábado (09), a segunda Campanha de Preventivo do Câncer do Colo do Útero de 2019. Os profissionais de saúde atenderam mais de 200 mulheres nos postos da cidade, atingindo um número de 500 exames entre as duas edições da ação.


Ao todo, foram 203 preventivos coletados e 197 exames clínicos da mama realizados. Já entre os testes rápidos, 359 exames de HIV, sífilis e Hepatite B e C, foram feitos, tanto para o público masculino, quanto feminino. Além dos preventivos e testes rápidos, 196 avaliações odontológicas complementaram o atendimento.


O preventivo é um dos exames que devem estar no topo da lista de prioridades de todas as mulheres sexualmente ativas. O papanicolau, como é conhecido, é um exame indolor e que detecta o câncer cervical ainda em seu estágio inicial. Este câncer tem como principal fator causador o Papilomavírus Humano (HPV), que é responsável pelo aparecimento de verrugas genitais. Quando a doença é diagnosticada precocemente as chances de cura são de 100%.


Além da Campanha, a Secretaria de Saúde realiza os exames preventivos durante todo o ano em qualquer unidade de saúde com agendamento prévio. É recomendável que mulheres de até 65 anos façam o exame uma vez ao ano ou conforme orientação médica. Os resultados dos exames preventivos realizados em São Gabriel do Oeste estarão disponíveis nos próximos dias nas unidades de saúde.

1 visualização

© 2016 desenvolvido por Indoorbrasil.

Avenida Getúlio Vargas, 757 - Centro,São Gabriel do Oeste / MS