• Nativa FM

Semana da Enfermagem trouxe à tona a necessidade do autocuidado para profissionais da saúde


Em tempos de pandemia a valorização do trabalho dos profissionais da saúde ganhou uma nova perspectiva, mais do que nunca a saúde tanto física, quanto mental desses profissionais esteve tão em voga quanto após o intenso trabalho desenvolvido por eles durante o período mais crítico dos casos.



São Gabriel do Oeste homenageou durante a 6ª Semana da Enfermagem, estudantes e profissionais de saúde pelo belíssimo trabalho do qual estão à frente. Entre os dias 12 e 20 de maio comemora-se, respectivamente, o Dia do Enfermeiro e Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem, e é durante esse período, que celebramos a Semana da Enfermagem.


O Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro comemora-se em 12 de maio e essa data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, que nasceu em 12 de mio de 1820 e é considerada a mãe da enfermagem moderna. Já no dia 20 de maio é a vez da comemoração dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, no Brasil, essa data homenageia Ana Néri, pioneira da enfermagem no país, ela foi a primeira enfermeira brasileira que se alistou voluntariamente em combates militares.


O evento que está em sua sexta edição em São Gabriel do Oeste contou com a participação esse ano da Palestrante Fernanda Nunes, Enfermeira palestrante e coach motivacional, Estudante de psicanálise que atua na área de satisfação do cliente, saúde física e mental, bem estar e motivação pessoal e profissional.


A palestra com o tema: curar-se para curar, um novo tempo após os impactos negativos da pandemia, chamou a atenção dos profissionais para a importância do autocuidado, de se perceber como profissional, como pessoa, como pai e mãe, como esposo e esposa, encontrando dentro de todo o contexto que se está inserido a fundamentalidade da sua atuação em todas essas áreas. Por meio dessa auto análise, avaliar quando e como cuidar de si para que em todo o momento possamos entregar nosso melhor para as pessoas que nos rodeiam, entender que somos falíveis que muitas vezes precisamos nos reencontrar, dar uma pausa para cuidar de nós.


A secretária municipal de Saúde, Francine Basso ressaltou em sua fala a grandeza do trabalho da Enfermagem como um todo. “O trabalho desses profissionais tem sido muito importante, mas diante do cenário de pandêmico em que o mundo vive, eles se tornaram peças imprescindíveis para o cotidiano da sociedade. Seja gerenciando as unidades de cuidado intensivo, realizando planos terapêuticos interdisciplinares ou liderando equipes multidisciplinares de saúde coletiva e individual, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem realizam um trabalho brilhante e que deve ser reverenciado todos os dias.” Finalizou a secretária.


Assessoria de comunicação

0 visualização0 comentário