• Nativa FM

Socorristas de Samu e Corpo de Bombeiros salvam bebê durante parto em residência


O trabalho conjunto das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros salvou a vida de um bebê, que nasceu de parto normal, numa residência no bairro Jardim Gramado em São Gabriel do Oeste, na noite desta quinta-feira (10).


A equipe do Corpo de Bombeiros chegou primeiro ao local e o parto já estava em andamento, assim os militares auxiliaram na retirada do bebê, até a chegada da equipe do Samu.


Conforme a coordenadora do Samu, enfermeira Carla Julio dos Santos, o bebê nasceu pélvico, ou seja, na posição contrária ao habitual, por se encontrar sentado dentro da barriga durante o parto. Isso faz com que os pés ou as nádegas do bebê saiam primeiro do que a cabeça.


Chegamos no local ele tinha acabado de nascer, tinha pulso bem baixo e estava grave, com Apgar 3. Tivemos que realizar manobras e ofertar O2 com bolsa-válvula-máscara. Após alguns minutos ele retornou parcialmente a cor e chorou. Aí agradecemos a Deus por mais uma vida”, relatou ao Idest a enfermeira Carla.


O bebê, um menino, nasceu com 45 centímetros.


Após os primeiros atendimentos, o bebê e a mamãe foram encaminhados para o Hospital Municipal de São Gabriel do Oeste para maiores cuidados.

Foi muito lindo o atendimento em conjunto”, destacou Carla.


Apgar

A escala de Apgar, também conhecida como índice ou escore Apgar, é um teste feito no recém-nascido logo após o nascimento que avalia seu estado geral e vitalidade, ajudando a identificar se é necessário qualquer tipo de tratamento ou cuidado médico extra após o nascimento.


Com informações do Portal Idest.

1 visualização0 comentário