• Nativa FM

Vereador Fernando Rocha, iniciou a execução do Projeto “Barras que Protegem”


Neste ano de 2019, o Vereador Fernando Rocha teve a iniciativa de criar o projeto “Barras que Protegem”, que visa a instalação de barras de apoio nas residências de idosos e portadores de necessidades especiais, a fim de evitar acidentes domésticos.


Depois de muita leitura sobre as causas de internação hospitalar de idosos, o Vereador identificou que uma delas é a fratura causada pela queda da própria altura, sendo que 80% dos casos acontecem na residência.  As atividades como levantar, tomar banho e caminhar podem se tornar difíceis depois da ocorrência de quedas. Além disso, a pessoa idosa passa a ter insegurança e modificações emocionais em virtude do receio de voltar a cair.


Segundo a 3id Fisioterapia, mais de 30% dos idosos já caíram uma vez e o número de mortes por quedas quadruplicou nos últimos 10 anos. O ideal é que todos pudessem realizar exercícios físicos para manter a força muscular; porém isso nem sempre é possível. Assim, muitas vezes é necessário dispor de instrumentos para que a pessoa idosa possa manter o equilíbrio; é aí que entra a instalação das barras de apoio.


O projeto foi lançado na AUFI – Associação Unidos da Feliz Idade, em outubro de 2019, com o apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde.  Depois de identificados os interessados na instalação, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio de uma Assistente Social, faz uma visita domiciliar e relatório social, indicando a necessidade e locais para a instalação. As barras são instaladas principalmente no banheiro e quarto.


A próxima etapa é a instalação na residência de pessoas portadoras de necessidades especiais, que foram então, identificadas pela equipe da APAE de São Gabriel do Oeste.  Aproveitando a oportunidade, o Vereador e membros da equipe de instalação, que são voluntários, alertam o idoso e seus familiares para os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes, como por exemplo, evitar tapetes, escadas, pisos escorregadios, baixa luminosidade, camas muito altas e outros.

O projeto “Barras que Protegem” tem finalidade preventiva, ou seja, evitar que a pessoa idosa sofra queda na sua própria residência. No entanto, as barras também estão sendo instaladas nas residências de pessoas que já sofreram queda, ficaram hospitalizadas e apresentam muita dificuldade para realizar tarefas simples como levantar da cama, locomover-se e utilizar o vaso sanitário.


A proposta do Vereador Fernando Rocha, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, é instalar as barras de apoio em 30 (trinta) residências de São Gabriel do Oeste, sendo que em muitas casas são instaladas mais de uma barra  e o projeto não tem prazo para encerramento.


A instalação teve início no dia 06 de novembro de 2019 e já foi possível perceber a alegria dos beneficiados, principalmente porque se sentiram valorizados e mais seguros dentro de suas próprias casas. Para o Vereador Fernando, é preciso que os familiares também façam a fiscalização dos ambientes, visando a prevenção de acidentes.


Os interessados em conhecer melhor o projeto “Barras que Protegem” ou até mesmo colaborar com a aquisição das barras, podem procurar o Vereador Fernando Rocha na Câmara Municipal, ou pelo telefone 67.3295.7200.

1 visualização0 comentário