top of page
  • Foto do escritorNativa FM

Saúde realizará Campanha de Preventivo do Câncer de Colo de Útero no próximo dia 06

Atualizado: 15 de abr.


No próximo dia 06 de abril, a Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste estará promovendo a primeira edição do ano da Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero. A ação acontecerá em todas as unidades de saúde da cidade, das 8h às 16h.


Durante a campanha, serão oferecidos exames preventivos para o câncer de colo de útero, testes rápidos para detecção de Sífilis, HIV e Hepatites B e C, além de exames clínicos das mamas. As mulheres que comparecerem às unidades de saúde também terão acesso a atendimento odontológico (exceto na unidade ESF I), além de receberem orientações sobre a importância do exame papanicolau. Para participar, é necessário apresentar os documentos pessoais.


Para a realização do exame preventivo, é importante que a mulher não esteja menstruada e não tenha tido relações sexuais, usado cremes ou pomadas, ou feito duchas vaginais nas 48 horas anteriores à coleta. Aquelas que realizaram o exame há menos de 1 ano e obtiveram resultados satisfatórios não precisam repeti-lo.


Juciléia Carvalho Mota Magalhães, coordenadora dos Programas Municipais de Saúde, destaca a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher durante todo o ano. "Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor é o tratamento e a cura para muitas doenças", afirma.


Os exames preventivos estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde e podem ser agendados durante todo o ano em qualquer unidade de saúde da cidade. O diagnóstico precoce é crucial para um tratamento eficaz, aumentando as chances de cura.


O câncer de colo de útero é um dos mais comuns entre as mulheres. Sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor devem ser levados a sério, e qualquer alteração suspeita deve ser comunicada à unidade de saúde o mais rápido possível.


É essencial que toda mulher que tem ou já teve vida sexual realize o exame preventivo periódico, especialmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos. A detecção precoce de alterações nas células que originam o câncer de colo de útero é crucial para o tratamento adequado. Além disso, a prevenção primária está associada à redução do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV), a principal causa desta doença.


Assessoria da Prefeitura

0 comentário
bottom of page